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TítuloIndisciplina em sala de aula: um estudo com alunos do ensino básico
Outro(s) título(s)Misbehaviour in the classroom: a study with elementary school students
Autor(es)Moreira, António Simão da Silva Gonçalves
Orientador(es)Lopes, João A.
Oliveira, Célia Regina Gomes
Palavras-chaveIndisciplina
Nível de ensino
Tipo de estabelecimento
Sexo
Tempo de serviço
Misbehaviour
Level of education
Culture
Type of establishment
Sex
Experience
Data2017
Resumo(s)Os comportamentos de indisciplina apresentados pelos alunos em contexto de sala de aula constituem uma grande preocupação não só para as escolas, mas também para os professores, sendo que a ocorrência destes comportamentos tem vindo a revelar-se um dos principais problemas enfrentados pelos profissionais da área. Através das percepções de professores(as) do Ensino Básico Português, o presente estudo focou-se na frequência de comportamentos perturbadores exibidos em contexto de sala de aula para perceber se factores como o nível de ensino, a cultura, o tipo de estabelecimento (público ou privado), o sexo e o tempo de serviço influenciam a sua percepção. Participaram neste estudo 1678 professores(as) do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, os quais preencheram o Questionário de Indisciplina em Contexto de Sala de Aula. Os resultados mostram que a percepção de indisciplina varia em função do nível de ensino e do tipo de estabelecimento e que o tempo de serviço e o sexo não influenciam a percepção de indisciplina por parte do professor(a).
The misbehaviour presented by the students in the classroom are a great concern not only for the schools, but also for the teachers, and the occurrence of these behaviors has been proving to be one of the main problems faced by the professionals of the area . Through the perceptions of teachers of Portuguese Basic Education, the present study focused on the frequency of disturbing behaviors exhibited in classroom in order to perceive if factors such as level of education, culture, type of establishment (public or private), sex and experience influence their perception. 1678 teachers from the 1st, 2nd and 3rd cycles of Basic Education participated in this study and filled the Indiscipline in the context of Classroom Questionnaire. The results show that the perception of indiscipline varies according to the level of education and the type of establishment and that experience and sex do not influence the teacher's perception of indiscipline.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48351
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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