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TítuloIndicadores de desempenho para o serviço de gestão de procedimentos do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães
Autor(es)Marques, Márcia Sofia Gomes
Orientador(es)Sousa, Sérgio
Palavras-chaveIndicadores de desempenho
Contexto hospitalar
Código dos contratos públicos
Key performance indicators
Hospital context
Public tendering code
Data21-Dez-2016
Resumo(s)Este trabalho aborda o tema Indicadores de Desempenho na gestão dos serviços de saúde e, mais concretamente, o Serviço de Gestão de Procedimentos do Centro de Logística e Compras do Hospital Senhora da Oliveira Guimarães. A satisfação geral dos utentes deve ser uma prioridade do Centro de Logística e Compras, uma vez que a falta de determinados produtos, para além de ocasionar um mau desempenho, pode proporcionar o agravamento do estado de saúde do doente e perda de vidas. A metodologia deste estudo consistiu na observação do local onde este foi desenvolvido, consulta de arquivos relativos aos Concursos Públicos e Acordos Quadro, de modo a recolher dados quantitativos. Posteriormente foram caracterizadas as etapas associadas aos Concursos Públicos e Acordos Quadro, e a respetiva duração, e foram construídos gráficos de estatística descritiva. Foram identificadas as etapas com maior duração e as que evidenciavam maior variação no tempo de conclusão. Os resultados mostram que os Concursos Públicos podem demorar mais de um ano a serem concluídos, ou seja, até ser dado início ao processo de compra. Os Acordos Quadro são menos morosos, no entanto, não constituem uma alternativa que possa ser estendida a todos os produtos/serviços necessários para o funcionamento do Hospital Senhora da Oliveira Guimarães. Quanto ao Código de Contratos Públicos não é possível afirmar que a área da contratação pública tenha uma regra e, que esta, pode ser constantemente aplicada, uma vez que o Código de Contratos Públicos é um conjunto de diretivas passível de alterações por parte do governo. Finalmente, foram propostas ações para mudar práticas e procedimentos instituídos para reduzir a duração e a variabilidade relativa ao tempo necessário para realizar os Concursos Públicos e Acordos Quadro.
Hospitals are complex organizations. They have a social role and an important business component, which require an enormous amount of technical skills, technological and financial resources. The management should aim for the best effectiveness and efficiency, in order to maximize the results. In this way, this study approaches the subject of Key Performance Indicators in Health Management, with particular regard to the Procedures Management Department of the Logistics Centre of the Hospital Senhora da Oliveira Guimarães. The Hospital Senhora da Oliveira Guimarães is a public organization, and most criticisms are about the time they take to sort problems and their lack of organization, therefore the subject is important. The patient’s satisfaction should be a priority for the Logistics Centre, since if certain item fails, this results in a poor performance, but more importantly can cause loss of lives. Because of this, this subject is an asset for the Hospital Senhora da Oliveira Guimarães. The Methodology was about observation of the Logistic Centre and records analysis of Public Tendering and Direct Settings and this way was possible to collect quantitative data. The Results show that Public Tendering can take more than a year. The Direct Settings are quicker, although they are not an alternative for all items and services. Since the Public Tendering Code is just a set of directives, which can be changed by the government, it is not possible to say that the field of Public Tendering has one rule, which can be applied all the time.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48059
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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