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https://hdl.handle.net/1822/47940
Title: | Do briefing à campanha on air: o papel do account na comunicação em agência |
Other titles: | From the briefing to an on air campaign: the role of the account in agency’s communication |
Author(s): | Alves, Pedro Frederico Pião |
Advisor(s): | Silva, Elsa Costa e |
Keywords: | Comunicação Publicidade Estratégia Campanha Agência Account Communication Advertising Strategy Campaign Agency |
Issue date: | 2016 |
Abstract(s): | As agências de publicidade tendem cada vez mais a assumirem-se no mercado como
agências de comunicação integrada, privilegiando áreas distintas de comunicação,
embora complementares: a publicidade above e below the line, a componente digital e
redes sociais, o marketing e a ativação de marca.
Além do target, o foco está sempre nos objetivos de uma campanha: objetivos de
comunicação, da ação, de marketing, ou mesmo qual o objetivo de utilizar um meio
específico. Seja qual for a área e com vista ao cumprimento de objetivos, é fundamental
uma boa gestão de projetos e processos, por parte do account. Trata-se de um
profissional de grande importância e complexidade, do departamento de contato, pois
comunica com todos os departamentos durante o processo publicitário.
Além de poder assumir uma posição de pensamento estratégico na criação de uma
campanha publicitária, é necessário um bom entendimento do briefing do cliente,
criando um envolvimento de agência para melhor responderem às expetativas do
cliente e atingirem os objetivos traçados.
Tendo por base a experiência de estágio enquanto account executive na Caetsu
Advertising Agency, procurar-se-á perceber, do pensamento estratégico à comunicação
interna, de que modo o papel do account é percecionado pelos intervenientes no
processo de comunicação estratégica. Advertising agencies tend increasingly to take on the market as integrated communication agencies, promoting several communication areas, which complement each of them: above and below the line advertising, digital section and social media, marketing and brand activation. Beyond the target, the focus is always on a campaign’s aim: communication goals, action’s, marketing’s or even the purpose of using a specific media. Whatever it is the area or the aim achievement, it is critical a good project and process management by the account. It is a great significance and complexity professional of the contact department, once he communicates with all the other departments during the advertising process. In addition to assuming a strategic thinking position at the beginning of an advertising campaign, a good understanding of a customer’s briefing is fundamental, in order to create an agency’s engagement to better respond to customer’s prospects as well as to achieve the established goals. Based on the internship experience as an account executive at Caetsu Advertising Agency, it is intended to understand, from strategic thinking to internal communication, in what extent the account’s role is perceived by the actors on the strategic communication process. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/47940 |
Access: | Restricted access (UMinho) |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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Pedro Frederico Pião Alves.pdf Restricted access | 17,52 MB | Adobe PDF | View/Open |