Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/47728

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, João M.por
dc.contributor.authorCarvalho, Frederico António de Sousapor
dc.date.accessioned2017-11-23T16:57:56Z-
dc.date.available2017-11-23T16:57:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/47728-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia de Informáticapor
dc.description.abstractA Gestão do Produto de Software é um dos principais mecanismos a usar durante o desenvolvimento e a exploração de um produto de software. A forma como o produto é gerido durante o seu ciclo de vida, toma em conta várias áreas de negócio, que, infelizmente, nem sempre fazem parte da experiência do gestor de produto, devido também ao facto de ainda existir pouca formação para o exercício deste cargo. Como forma de avaliar as práticas de Gestão do Produto de Software na região de Braga, é apresentada a Matriz de Maturidade para a Gestão do Produto de Software, como instrumento de avaliação das práticas implementadas pelas empresas. Uma análise individual e coletiva das empresas é realizada, com a finalidade de analisar a maturidade das empresas em cada uma das áreas de foco da Matriz. Para tal, foram realizadas 13 entrevistas junto de colaboradores de empresas do ramo de software, que permitiram recolher dados essenciais na construção das matrizes de maturidade de cada uma destas empresas. A partir dos resultados obtidos destas matrizes, uma análise mais geral foi realizada, identificando pontos comuns de falha, bem como de áreas de foco nas quais as empresas direcionam mais os seus esforços. Foi possível concluir que apesar de existir uma grande diversidade de resultados dentro de cada uma das Áreas de Foco, bem como o facto de que por vezes o nível de maturidade atingido, não está diretamente relacionado com o número de competências implementadas em cada uma desta Áreas. Também se constatou que o uso de ferramentas e metodologias adotadas por estas empresas, facilitam a Gestão do Produto, o que se traduz no aumento do nível de maturidade para as empresas em determinadas áreas de negócio.por
dc.description.abstractSoftware product management is one of the core mechanisms to use on the development and exploration of a software product. The way a product is managed during its lifecycle takes into account several business functions, which unfortunately not always are part of the product manager’s professional experience. This is due as well to the fact that there is little education and training for this role. As a way of evaluating software product management practices in the Braga region, the software product management maturity matrix is presented, as an instrument to evaluate these practices implemented by the companies. An individual and collective analysis is performed, with the intent to analyse the maturity of each one of the company’s focus areas. To do so, thirteen interviews were conducted together with employees of the software companies, which allowed to collect essential data to construct their maturity matrixes. With the collected results from these matrixes, a broader analysis was performed, identifying common points of failure, as well as focus areas that companies direct their efforts towards. It was possible to conclude that although there is a big diversity of results within each focus area and they reach maturity most of the times, they’re not directly connected to the amount of implemented capabilities in these areas. It was also found that the use of software platforms as well as methodologies adopted by the companies, facilitate the product management, which resulted in a maturity level increase in certain business functions.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão do produto de softwarepor
dc.subjectMatriz de maturidadepor
dc.subjectAnálise e avaliaçãopor
dc.subjectÁrea de focopor
dc.subjectÁrea de negóciopor
dc.subjectSoftware product managementpor
dc.subjectMaturity matrixpor
dc.subjectAnalysis and evaluationpor
dc.subjectFocus areapor
dc.subjectBusiness functionspor
dc.titleGestão do produto de software na região de Braga: análise e avaliaçãopor
dc.title.alternativeSoftware product management in the Braga region: analysis and evaluationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201616297por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Frederico António de Sousa Carvalho.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID