Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4719

TítuloLevantamento de problemas do uso do computador em escolas unitárias rurais : o caso do Parque Nacional Peneda-Gerês
Autor(es)Osório, António José
Orientador(es)Machado, Altamiro Barbosa
Data1991
Resumo(s)O tema que escolhemos para apresentação desta dissertação de Mestrado resultou do nosso envolvimento na concepção, organização e implementação do Projecto LETHES/PENEDA-GERÊS, o qual visa o desenvolvimento global do Parque Nacional da Peneda-Gerês, através da introdução das novas tecnologias da informação na Educação, ou seja, através da concretização do Projecto MINERVA numa realidade educativa particular: as escolas unitárias rurais, existentes nos pequenos aldeamentos de montanha da única área protegida com classificação internacionalmente reconhecida. A concretização do Projecto LETHES/PENEDA-GERÊS iniciou-se com a colocação de computadores em algumas salas de aula, acompanhados de acções de formação de professores e da actividade de animação e enriquecimento de projectos educativos por parte de professores animadores, especialmente destacados para desempenharem essa função. Com a existência de um computador na sala de aula, uma diversidade de problemas se colocam que é necessário estudar. Neste contexto, a presente dissertação consiste num levantamento dos problemas que resultam do uso do computador em escolas unitárias rurais de montanha. Os objectivos do levantamento foram definidos em torno de três áreas principais: - as comunidades locais, escolas e comunidades educativas; - o desenvolvimento do Projecto L/P-G; - a utilização do computador na sala de aula. Em concreto, pretende-se: - caracterizar as comunidades locais, escolas e respectivas comunidades educativas; - descrever a situação actual do Projecto em função das avaliações de que foi alvo; - verificar o papel do computador no desenvolvimento de projectos educativos; - descrever o enquadramento e enriquecimento da actividade educativa com utilização do computador; - descrever a operação e o trabalho directo com o computador; - indicar os programas e aplicações utilizados, salientando a sua exploração educativa; - identificar as restantes actividades realizadas na sala de aula em simultâneo curo a utilização do computador. Respeitando as características do levantamento, a metodologia gizada para a realizarão da investigação levou à criação de nove instrumentos de recolha de dados, que se podem classificar em três grupos: - fichas de recolha de dados; inquéritos; - observação de aulas. Com este trabalho são diversos os novos problemas que se colocam e evidente a necessidade de maior atenção, por parte dos investigadores, dos decisores, dos responsáveis pela colocação e formação dos professores, para as pequeninas escolas das serras da Peneda, Amarela e Gerês, algumas das quais ameaçadas de encerramento, numa região em que a escola primária e a professora são a única referência cultural. Várias são as sugestões de acção para futuros desenvolvimentos do Projecto LETHES/PENEDA-GERÊS ou para outras iniciativas que vejam interesse em recolher a experiência adquirida e o trabalho já concretizado por professores, animadores e investigadores em escolas do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoTese de mestrado em Educação.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4719
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DCEC - Dissertações de Mestrado

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