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https://hdl.handle.net/1822/46152
Título: | A excelência em transição: as dinâmicas de acesso ao ensino superior de estudantes distinguidos no ensino secundário |
Autor(es): | Borges, Germano José Conceição Pinto Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Transições escolares Excelência académica |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O acesso ao ensino superior pode revelar-se uma etapa disruptiva para estudantes distinguidos por mérito escolar no ensino secundário face a percursos marcados pela linearidade institucional da excelência académica. Será que a candidatura ao ensino superior deste grupo de alunos é apenas mais uma etapa de validação da linearidade das suas trajetórias escolares de excelência? Ou representará a etapa inicial de um conjunto de descontinuidades não esperadas que acabarão já no ensino superior por fazer gorar o estatuto de excelência anteriormente granjeado?A análise aos resultados do concurso nacional de acesso entre 2012 e 2016 evidencia descontinuidades expressivas no acesso ao ensino superior com um número significativo de estudantes distinguidos a serem excluídos da 1.ª opção da candidatura concernente ao ano de conclusão dos estudos no ensino secundário, após infrutíferas tentativas na 2.ª e 3.ª fase. Está-se na presença de 112 estudantes três vezes “medalhados com o ouro”, pelo mesmo sistema público de ensino que na fase de transição lhes consente uma de duas alternativas: manter a linearidade do percurso escolar, com o acesso ao ensino superior por via de segundas opções (itinerário trilhado pelos candidatos a cursos de Tecnologias) ou quebrar a sequencialidade do trajeto e voltar a concorrer no ano ulterior (roteiro continuado pelos candidatos a cursos da área de estudos da Saúde). |
Tipo: | Poster em conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46152 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PosterCiência2017_Borges, G. & Torres, L. L. (2017).pdf | 840,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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