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TítuloMediação em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens: por um ambiente de (con)vivências positivas
Outros títulosMediation in the context of residential care of children and young people: for an environment of positive experiences
AutorSousa, Patrícia Alexandra Faria
OrientadorAfonso, Ana Sofia
Palavras-chaveMediação socioeducativa
Supervisão na mediação
Crianças e jovens
Casa de acolhimento
Investigação-ação
Intervenção
Socio-educational mediation
Supervision in mediation
Children and youth
Residential care of children and young people
Action-research
Intervention
Data2-Mai-2017
ResumoO presente relatório insere-se no âmbito do Estágio do Mestrado em Mediação Educacional e Supervisão na Formação da Universidade do Minho. Este espelha um projeto de mediação socioeducativa implementado com crianças e jovens, alvo de uma medida de Promoção e Proteção em acolhimento residencial. Atendendo à diversidade de domínios que a mediação abrange, este estágio incidiu no domínio socioeducativo, ao nível da mediação de conflitos, que ocorreu durante duas semanas, e da mediação preventiva, de caráter formativo e transformador, implementado durante cinco meses. Ambas as intervenções visavam transformar as jovens, desenvolvendo as suas competências pessoais e sociais. Além disso, as intervenções destinavam-se a complementar a intervenção realizada pelos profissionais da instituição. A intervenção ao nível da mediação de conflitos envolveu duas meninas com diferentes traços de personalidade, que não eram respeitadas por elas e que frequentemente originavam conflitos verbais e físicos. A intervenção ao nível da prevenção de conflitos foi implementada na sala de reuniões da instituição e contou com a participação de sete meninas nas sessões. Para isso, foi projetado e implementado um projeto de investigação-ação. Como parte deste projeto de investigação-ação várias atividades foram criadas, implementadas e a sua eficácia foi avaliada formalmente e informalmente (por exemplo, através do uso de diários de bordo, de um focus group, da observação participante, de inquéritos por entrevista/questionário e através de conversas informais). Na conceção das atividades teve-se em consideração os princípios construtivistas, nomeadamente as necessidades/interesses do público, bem como as suas peculiaridades e as do contexto em que vivem temporariamente. As atividades foram implementadas e a avaliação/reflexão sobre a sua eficácia conduziu a outras direções nas seguintes atividades. Simultaneamente, este projeto também contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal, em parte devido ao processo de auto-supervisão e supervisão constante em que eu estava envolvida. Os resultados da intervenção sugerem que as sessões sobre a mediação de conflitos foram bem-sucedidas ao apoiar as meninas na resolução dos seus conflitos. Este sucesso parece ser amplificado pela intervenção ao nível da mediação de caráter preventivo em que as meninas participaram. Neste último, a intervenção parece ter um impacto positivo no desenvolvimento de competências sociais, ao potenciar relações positivas entre os pares, ao estimular a sua autonomia, a responsabilidade, a autoestima, tornando o ambiente institucional estável e securizante. Mais precisa de ser feito, mas esse projeto de investigação-ação fornece evidências de que a mediação é uma ferramenta poderosa neste contexto, caracterizado por situações sociais problemáticas com níveis extremos de sofrimento emocional.
This report is part of the Masters Degree in Mediation and Supervision of Professional Development at the University of Minho, Portugal. It reports an intervention in mediation on the socio-educational field, conducted with children and youth, who are living in a residential care as a result of measures of protection that were applied to them. Two types of intervention were designed: one concerned with resolution of conflicts, which occurred during two weeks; and the other concerned with prevention of conflicts, which was implemented during five months. Both interventions aimed at transforming the individuals, by developing their personal and social competences. In addition, interventions aimed at complementing the intervention carried out by the institution’s professionals. The intervention in mediation of conflicts involved two girls with different traces of personality, that were not respected by them, and which frequently led to verbal and physical conflicts. The intervention in prevention of conflicts was implemented in the meeting room of institution and seven girls participated in these sections. For that, anaction-research project was designed and implemented. As part of this action research project, several activities were created, implemented and their efficacy formally and informally evaluated (e.g. through the use of personal diaries, focus group, participant observation, interview and questionnaire survey, informal conversations). In the design of the activities, constructivist principles were taken in consideration, namely the needs/interests of the public as well as their peculiarities and the context in which they live temporarily.Once the activities were implemented, their evaluation and the reflection on their efficacy led to new directions in the following activities. Simultaneously, this project also contributed to my personal development in part due to the constant auto-supervision and supervision process in which I was engaged. Results of the intervention suggest that the sections on mediation of conflicts were success fulin supporting the girls to manage their conflicts. This success seems to be amplified by the intervention on mediation for prevention in which they participated. In the latter intervention seems to have a positive impact on the development of social skills, responding to the needs of the context itself and of its public. Much more needs to be done but this action research project provides evidence that mediation is a powerful tool in these contexts.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45983
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education
BUM - Dissertações de Mestrado

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