Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45969

TítuloJovens e contextos quotidianos de consumo e apropriação de notícias
Outro(s) título(s)Young people and daily life contexts of news appropriation
Jóvenes y contextos cotidianos de consumo y apropiación de noticias
Autor(es)Brites, Maria José
Palavras-chaveJovens
Notícias
Esfera privada
Culturas cívicas
Quotidiano
Habitus
Young people
News
Private sphere
Civic culture
Daily life
Jóvenes
Noticias
Cultura cívica
Cotidiano
Data2017
EditoraPontificia Universidad Católica de Chile. Facultad de Comunicaciones
RevistaCuadernos.info
Resumo(s)Este artigo centra-se na análise da circulação social da notícia em espaços privados de 32 jovens portugueses que quando foram entrevistados tinham alguma forma de participação cívica diferenciada no tipo e na intensidade. Identificaram-se cinco perfis: Consumi-dores informados, Consumidores pouco informados, Consumidores emergentes de informação, Consumidores em torno de um projeto do Eu e Cidadãos online. Estas tipologias revelaram a importân-cia dos capitais sociais e cívicos, a liga-ção intrínseca entre a vida quotidiana e os hábitos de consumo de notícias e a importância da família no consumo de notícias, muito em especial as da esfera política.
This article analyzes the social circulation of news in the private sphere, using a sample of thirty-two Portuguese young people who were interviewed because they had some form of civic participation of different types and intensities. Through the consumption of news and political information, five profiles were identified: informed citizens, uninformed citizens, emergent consumers of information, the relevance of the self-centered and online citizens. These profiles revealed the significance of the social and civic capitals, the importance of daily life and family environments in the habits of news consumption and an important connection of family with political news.
Este artículo se centra en el análisis de la circulación social de las noticias en espacios privados, de una muestra de 32 jóvenes portugueses que fueron entrevis-tados porque presentaban alguna forma de participación ciudadana de diversos tipos e intensidades. Se identificaron cinco perfiles: consumidores informa-dos, consumidores no informados, con-sumidores emergentes de información y consumidores en torno al proyecto Eu y Cidadãos online. Estas tipologías revelan la importancia del capital social y cívico, la relación intrínseca entre la vida coti-diana y los hábitos de consumo de noti-cias y la importancia de la familia en el consumo de noticias, muy especialmente en la esfera política.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45969
DOI10.7764/cdi.40.1059
ISSN0719-3661
e-ISSN0719-367X
Versão da editorahttp://www.cuadernos.info/index.php/CDI/article/view/cdi.40.1059/pdf_12
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Brites_2017_cuadernos.pdfVersão português244,73 kBAdobe PDFVer/Abrir
2017_Brites_cuadernos.pdfEnglish version236,36 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID