Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45868
Título: | A comunicação oral em situações formais de apresentação de conhecimentos |
Autor(es): | Marques, Ana Isabel Mourão Pinheiro |
Orientador(es): | Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade Pazos Justo, Carlos |
Palavras-chave: | Oralidade Discurso oral formal Competência comunicativa Saber falar Orality Oral formal speech Communicative skills Correct verbal expression |
Data: | 13-Mar-2017 |
Resumo(s): | O presente relatório insere-se no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol, nos Ensinos Básico e Secundário e tem como base a metodologia investigação-ação. Visa
apresentar e avaliar um projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada relacionado
com a competência oral, concretamente, a comunicação oral em situações formais de
apresentação de conhecimentos.
Saber falar em situações públicas e formais é, sem dúvida, uma competência
fundamental na formação linguística e comunicativa das pessoas. Como tal, deve ser
trabalhada em sala de aula, de modo a proporcionar aos alunos ferramentas que lhes
permitam apresentar um discurso oral claro, objetivo, coerente e adequado.
Uma das principais lacunas dos alunos é falar em público sem a devida
formalidade e sem a necessária cortesia, centrando-se, quase unicamente, em mostrar
que conhecem o tema da exposição, sem adaptarem o seu discurso à situação e sem
utilizar os recursos necessários para captar e manter a atenção dos ouvintes. Cabe,
então, ao professor criar espaços dentro da sala de aula que promovam o ensino da
competência oral formal, organizando atividades orais, com recurso a materiais
didáticos adequados ao perfil dos alunos, motivadores e que facilitem a sua
aprendizagem.
No presente relatório descreve-se o que foi realizado durante o estágio em torno
do desenvolvimento da comunicação oral em situações formais de apresentação de
conhecimentos, evidenciando quais as atividades realizadas para a prática desta
competência, nas aulas de Português e de Espanhol. This report is the culmination of the professional traineeship integrated in the Master’s degree in Teaching Portuguese, in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, and Spanish, in the Basic and Secondary Education, following the investigation-action methodology. This report aims at presenting and evaluating a project of supervised pedagogical intervention focused on the theme of orality, more specifically on oral communication in formal situation of content-based presentation. The ability to speak in public and in formal situations is, undoubtedly, a crucial linguistic and communicative skill that should be part of an invidual’s skill set. As such, it should be worked in the classroom, so as to equip the students with tools that enable them to present a clear, objective, coherent and adequate speech. One of the most recurrent and widespread mistakes made by students, when speaking in public, is not lending the required formality and courtesy required in terms of language. Instead, they focus, almost solely, in displaying their knowledge regarding the contents and themes of the presentation, thus failing to adapt their speech to the situation and without using the necessary resources to engage and maintain the audience’s attention and interest. It is the teachers’ responsibility to create spaces and moments within the classroom the promote the teaching and learning of the usage of formal language, by organizing oral activities and employing suitable didactical materials to the student’s profile so as to motivate them and facilitate their acquisition. The present report describes the work done, during the professional traineeship, to promote the development of oral communication in formal situations of content-based presentations, displaying the activities put forth to achieve this goal, both in Portuguese and Spanish classes alike. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em ensino do português no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e do espanhol nos ensinos básico e secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45868 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Isabel Mourao Pinheiro Marques.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |