Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45867
Título: | A minha carreira docente: um percurso de humanidade |
Outro(s) título(s): | My career: a mankind course |
Autor(es): | José, Manuel Marques |
Orientador(es): | Casulo, José Carlos de Oliveira |
Palavras-chave: | Filosofia Educação especial Homem Philosophy Philosophy Special education Man |
Data: | 5-Jan-2017 |
Resumo(s): | O presente trabalho, intitulado A minha carreira docente, um percurso de humanidade,
corresponde ao relatório pedido ao abrigo do Despacho RT 38/2011 da Universidade do Minho,
que regula a obtenção do grau de mestre a licenciados pré-Bolonha.
A estrutura deste relatório cumpre as regras de formatação pré-definidas para teses da
Universidade do Minho e está devidamente dividida em três capítulos. No primeiro capítulo,
abordo o meu percurso pedagógico, um registo mais ou menos biográfico, quer no campo de
docente de Filosofia, quer de docente de Educação Especial. No segundo capítulo, falo do que
ensinei e onde, uma narrativa sobre disciplinas e pessoas com quem trabalhei, professores,
alunos e outros, os diferentes cargos pedagógicos que desempenhei, e algumas tarefas que
cumpri umas mais relacionadas com a Escola, outras menos, mas não menos importantes para
mim e para o meu desempenho docente. No terceiro capítulo, um espeço de reflexão sobre as
experiências pedagógicas, sobre os desafios que a sociedade coloca perante um professor e,
ainda mais, perante um professor de Filosofia. Também, neste capítulo, uma breve reflexão
sobre os dias que ainda restam.
O relatório contém, ainda, uma introdução, bibliografia e anexos. This paper, entitled My teaching career, a path humanity, corresponds to the report requested under Order 38/2011 RT University of Minho, which regulates the degree of master for pre-Bologna graduates. The structure of this report complies with the rules of predefined formatting for theses at the University of Minho and is appropriately divided into three chapters. In the first chapter, I discuss my educational path, a more or less history file, both in philosophy teaching field, either of teaching Special Education. In the second chapter, I speak of what I taught and where, a narrative of disciplines and people I worked with, teachers, students and others, the different teaching positions they played, and some tasks that fulfill a more related to the school, others less, but no less important to me and my teaching performance. In the third chapter, a reflection of much space on pedagogical experiences on the challenges that society places before a teacher and, even more, before a professor of philosophy. Also in this chapter, a brief reflection on the days that are left. The report also contains an introduction, bibliography and appendices. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45867 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manuel Marques Jose.pdf | Relatório de Atividade | 5,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |