Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45865

TítuloPráticas e consumos dos jovens portugueses em ambientes digitais
Outro(s) título(s)Practices and consumption of Portuguese youth in digital environments
Autor(es)Amaral, Inês
Reis, Bruno
Lopes, Paula
Quintas, Célia
Palavras-chaveJovens
Práticas digitais
Consumos digitais
Youth
Digital practices
Digital consumption
Data2017
EditoraUniversidade da Beira Interior. Labcom.IFP
RevistaEstudos em Comunicação
Resumo(s)Na cultura juvenil, as lógicas de mobilidade, multiscreen e multitarefa permitem equacionar novas práticas mediáticas numa era de convergência das plataformas digitais e dos consumos em cross-media. Neste artigo, descrevemos indicadores de atividades online de jovens portugueses com o objetivo de analisar as suas práticas mediáticas digitais e os consumos em rede que decorrem da apropriação dos recursos técnicos. O estudo empírico foi operacionalizado com recurso ao inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de 1814 estudantes a frequentar o Ensino Básico (3º ciclo), Secundário e Profissional, em estabelecimentos de ensino nas 18 capitais de distrito de Portugal Continental. Os resultados revelam que as práticas sociais em rede têm maior prevalência e que os consumos digitais de acesso são os mais constantes: em rigor, os consumos mais significativos estão associados ao entretenimento, com diferentes práticas mobilizadas. Numa perspetiva de sociabilidade em rede orientada à interação com os pares, verificámos que as competências técnicas podem limitar o consumo tecnológico destes jovens.
The logic of mobility, multi-screen and multitasking in youth culture allow us to equate new media practices in an era of convergence of digital platforms and cross-media consumption. This paper describes online activities indicators of Portuguese young people with the aim of analyzing your digital media consumption practices and networking resulting from the appropriation of technical resources. The empirical study was carried out with use of questionnaire survey applied to a sample of 1814 students attending basic education (3rd cycle), Secondary and Vocational in schools in the 18 capitals of Portugal Continental district. The results show that social networking practices are more prevalent and that digital access consumption is the most constant: in fact, the most significant consumption is associated with entertainment, with different practices mobilized. From a peer-to-peer network sociability perspective, we have found that technical skills may limit the technological use of these young people.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45865
DOI10.20287/ec.n24.a06
ISSN1646-4974
Versão da editorahttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/70/63
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Amaral_Ines_et.al_2017_estudos-de-comunicacao.pdf494,17 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID