Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45830
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Oliveira, Marta Bernardete Alves Lopes de |
Orientador(es): | Gonçalves, Suzana Mendes |
Palavras-chave: | Atividade profissional Experiências Competências Trigonometria Currículo Ensino a distância Aprendizagem Formação Professional activity Experiences Skills Trigonometry School curriculum Distance education Learning Continuous training |
Data: | 7-Mar-2017 |
Resumo(s): | "Educar nunca foi fácil e, hoje, parece ser cada vez mais difícil." - Papa Bento XVI.
A família, a escola, os media e toda a sociedade desempenham um papel
preponderante no desenvolvimento da pessoa em todas as suas dimensões e,
consequentemente, na sua formação de valores.
Consciente de que a escola é um dos principais agentes sociais do saber
ser, saber estar e saber fazer, nas suas dimensões cívica, ética e científica,
pretendo ao longo deste relatório partilhar as minhas experiências profissionais
e competências adquiridas e, assim, aspirar à capacidade que temos de
aprender a ver para juntos melhorarmos as aprendizagens dos nossos futuros
alunos.
De entre os projetos desenvolvidos ao longo de doze anos, darei especial
destaque ao Projeto Escola Móvel. Abordarei ainda outros projetos, tais
como: Assessorias, Programa Mais Sucesso Escolar e ProSucesso. Ao longo
da contextualização de cada projeto desenvolvido são apresentadas as atividades
desenvolvidas bem como os contributos para o desenvolvimento e melhoria da aprendizagem dos conteúdos disciplinares por parte dos alunos.
No que diz respeito ao enquadramento científico, o tópico abordado é a Trigonometria, em relação ao qual são apresentados uma breve evolução história, o seu enquadramento no currículo e algumas das suas aplicações. Sendo a Escola Móvel um projeto de ensino a distância é reservado um capítulo a este assunto.
No âmbito da formação contínua saliento as ações de formação que frequentei
e os trabalhos de natureza científica em que participei. Em relação a cada menciono em que medida contribuíram para a melhoria do meu desempenho no processo de ensino e aprendizagem. "Educating has never been an easy task and today seems to be becoming even more difficult." - Papa Bento XVI. Family, school, media and society play an important role in the development of an individual and subsequently in his values. Knowing that school is one of the major social agents of the know how to be and know how, in its civic, ethical and scientific dimensions, throughout this report I intend to share my professional experiences and competences acquired and therefore, develop the ability that we all have to learn how to see better, in order to improved our future students education, together. From all the projects developed along the past twelve years I will highlight the Projeto Escola Móvel. I will also mention other projects such as Assessorias, Programa Mais Sucesso Escolar and ProSucesso. Through the contextualization of each project I present the activities developed, as well as the contributions to the progress and the improvement of students' learning. Scientifically, I present a breve historical evolution on Trigonometry, its purpose on the school curriculum and its applications. I dedicate a chapter to the Escola Móvel project, as it is a distance teaching project. Concerning my continuous training I emphasize the training actions I attended and the scientific projects I have participated. Regarding to each one of them it is mentioned in what way they contributed to improve my development in the teaching and learning process. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Matemática) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45830 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DMA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marta Bernardete Alves Lopes de Oliveira.pdf Acesso restrito! | Tese | 98,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Anexos.zip Acesso restrito! | Anexos | 196,17 MB | Unknown | Ver/Abrir |