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https://hdl.handle.net/1822/45763
Título: | Construir conhecimento histórico em contexto angolano: um estudo em torno de uma experiência de "aula oficina" |
Autor(es): | Ngungui, Angelina Lopes Luís Aguiares |
Orientador(es): | Barca, Isabel |
Data: | 31-Jan-2017 |
Resumo(s): | No contexto angolano, a intenção da aplicabilidade do paradigma construtivista marca os seus
primeiros passos. Atendendo a que as Reformas Educativas visam a melhoria dos processos e práticas
de ensino normalmente associadas a aspirações de mudança e inovação, a Lei de Bases do Sistema
Educativo de Angola constitui um ponto de viragem quanto à missão da escola e, em concomitância,
na atuação dos atores-chave do processo educativo. Dentro deste quadro de abordagem educativa,
esta investigação insere-se nos estudos desenvolvidos no âmbito da Educação Histórica, movida pela
intenção de perceber como os alunos em contexto angolano constroem as suas ideias em História e
que tipos de conceções históricas e educativas manifestam os professores, numa experiência de aula
oficina com caráter construtivista. Procurou-se assim, perceber as ideias dos alunos e professores,
formulando-se um problema de investigação que encerra dois enfoques: “Será possível e de que
formas implementar com sucesso uma aula construtivista de História (aula oficina) em contexto
angolano?” e “Que tipos de ideias de História (aula oficina) manifestam os alunos no contexto
angolano?” Para o efeito, este estudo alicerçou-se fundamentalmente numa metodologia qualitativa
ancorada na Grounded Theory. Desenvolveu-se ao longo de várias etapas de recolha de dados (estudo
exploratório, piloto e final), para refinamento dos procedimentos metodológicos e da análise de dados.
A(s) amostras participante(s) ao longo do estudo envolveram um total de 74 alunos da 10ª e 11ª
classes, e 4 professores, em duas escolas de Benguela. Diversos instrumentos foram utilizados: o
questionário para os alunos, entrevistas e questionário para os professores (estagiários e docentes
experientes) e guião de observação de aulas. A análise indutiva das produções dos alunos e dos dados
fornecidos pelos professores teve em conta a qualidade do pensamento histórico dos alunos e as
conceções dos professores à luz da epistemologia da História e do paradigma construtivista. Dos dados
obtidos dos alunos criaram-se categorias de ideias substantivas e de segunda ordem em História,
nomeadamente sobre a compreensão acerca da epistemologia da “História da África” e acerca da
“Invasão e Partilha da África” nos estudos exploratório e piloto, e sobre a interpretação de fontes
acerca da Partilha da África sobretudo no estudo final. No estudo final, gerou-se um conjunto de
constructos focados na interpretação de fontes, que vão da interpretação de senso comum à interpretação (histórica) de fontes. Quanto aos professores revelaram alguns padrões de ideias
referentes a pressupostos sobre a natureza da História e sobre o construtivismo. Os resultados globais
apontam para as potencialidades positivas da implementação da aula oficina no contexto educativo
angolano contanto que se atendam às especificidades dessa realidade. In the Angolan context the intention to apply the constructivist paradigm is marking its first steps. Since the Educational Reforms aim at improving the teaching processes and practices usually associated with aspirations of change and innovation, the Basic Law on Education of Angola is a turning point in the school's mission and, concomitantly, in the performance of the key players in the educational process. Within this educational approach framework, this research follows the line of studies carried out in the History Education field. It is moved by the purpose to understand how in the Angolan context students construct their ideas in history and what kinds of historical and educational conceptions teachers display when experiencing a workshop class with constructivist characteristics. Thus we tried to perceive the ideas of students and teachers in a workshop class context by formulating the two-folded research problem: "Is it possible and in what ways to implement a successful constructivist history class constructivist history class (workshop class) in the Angolan context?" and, " What kinds of ideas in history do students hold when attending a constructivist class in the Angolan context??”. For that purpose, the study was mainly grounded in a qualitative methodology anchored in the Grounded Theory. It was carried out through several phases of data collection (exploratory, pilot and final studies), in order to refine the methodological and data analysis procedures. The participant sample(s) along the several phases involved a total of 74 students attending years 10 and 11 and 4 teachers located in the city of Benguela. Several instruments were employed: a questionnaire for students, interviews and a questionnaire for teachers (trainees and experienced teachers), and class observation scripts. The inductive analysis of the students’ productions and the data provided by the teachers took into account the quality of the students’ historical thinking and the teachers’ conceptions in the light of the epistemology of history and the constructivist paradigm. The students’ data allowed to generate a set of historical substantive and second order categories, namely on the understanding about the “epistemology of the history of Africa” and the “Scramble and Partition of Africa”, in the exploratory and pilot studies, and on the source interpretation about the Partition of Africa, in the final study in special. In the final study a set of constructs focusing in source interpretation was generated, from common sense to (historical) interpretation. As for the teachers they revealed some patterns of ideas regarding assumptions about the nature of history and constructivism. The overall results point to some positive potential of the workshop class in the Angolan educational context if the specific elements of that reality are taken into account. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade de Educação em História e Ciências Sociais) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45763 |
Acesso: | Acesso aberto |
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