Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45745
Título: | Sobredotação em contexto escolar e familiar: entrecruzando olhares |
Autor(es): | Cruz, Judite Zamith Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
Palavras-chave: | Sobredotação Escola Insucesso escolar Família |
Data: | Jul-2016 |
Editora: | LEGS e.V. - Leipzig Experts in Global Sport e.V. |
Resumo(s): | [Excerto] Introdução: “Sei que apesar de ter tido notas mais baixas este ano, devido a fatores emocionais, com a nossa ajuda será feliz” é um dos contributos do pai de Paulo, hoje com 8 anos de idade mas “identificado como sobredotado aos seis anos”, e que poderá sistematizar o enfoque desta comunicação. O testemunho deste pai foi complementado e entrecruzado com o apercebimento pessoal da professora de Inglês nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC). Debate(m)-se o(s) conceito(s) de sobredotação, a condição e influência familiar, educativa e sociocultural de Paulo. Equacionam-se critérios de sobredotação e intervenção educativa: diversidade de fontes de informação, agentes de avaliação e instrumentos utilizados. Quanto maior for o conhecimento concernente a áreas do desenvolvimento e do saber, melhor ola docente enquadra as competências, necessidades, emoções, expectativas e situações em que interage com os alunos. [...] |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45745 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Resumo_Sobredotacao.pdf | 10,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |