Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45725
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Nogueira, Maria José Carvalho |
Orientador(es): | Simões, P. P. |
Data: | 14-Mar-2017 |
Resumo(s): | O
ponto
3
do
despacho
RT-‐38/2011
estabelece
que
os
diplomados
que
tenham
terminado
as
suas
licenciaturas
ao
abrigo
do
sistema
de
graus
anterior
ao
lançamento
do
Processo
de
Bolonha
e
que
tenham
mais
de
cinco
anos
de
experiência
profissional
relevante,
poderão
obter
o
grau
de
mestre
inscrevendo-se
num
ciclo
de
estudos
conducente
ao
grau
de
mestre
na
especialidade.
Para
este
fim,
podem
solicitar
a
creditação
da
formação
adquirida
na
respetiva
licenciatura
e
apresentar,
em
alternativa
à
dissertação,
um
relatório
detalhado
sobre
a
sua
atividade
profissional,
objeto
de
prova
pública,
que
incluirá
a
discussão
das
experiências
e
competências
adquiridas.
A
decisão
de
integrar
este
mestrado
foi
considerada
uma
excelente
oportunidade
para
atualizar
e
reforçar
os
conhecimentos
científicos
na
minha
área
de
especialização,
tirando
também
partido
da
experiência
profissional
adquirida
na
prática
letiva
e
valorizando-
a.
Este
relatório
reúne
a
experiência
profissional
relevante
da
autora,
nas
vertentes
científica
e
pedagógica,
no
desempenho
das
funções
de
docente
de
Biologia
e
Geologia,
ao
longo
de
11
anos,
por
forma
a
obter
o
grau
de
Mestre
em
Ciências
–
Formação
Contínua
de
Professores
–
Área
de
Especialização
em
Biologia
e
Geologia.
O
enquadramento
científico
tem
por
base
a
abordagem
das
rochas
magmáticas,
as
suas
fontes
e
a
relação
com
o
contexto
tectónico
em
que
são
geradas,
temática
da
área
da
geologia.
Engloba
a
estrutura
interna
da
Terra,
a
dinâmica
do
manto
associada
à
tectónica
de
placas,
a
formação
e
ascenção
de
magma,
os
reservatórios
geoquímicos
do
manto,
um
capítulo
referente
à
classificação
das
rochas
magmáticas
e
um
capítulo
mais
abrangente
relativo
ao
magmatismo
associado
aos
diferentes
contextos
tectónicos.
No
que
concerne
à
vertente
pedagógica,
são
apresentados
os
projetos
com
maior
relevância
desenvolvidos
ao
longo
da
atividade
profissional
e
trabalhos
no
âmbito
curricular
que
contribuíram
para
a
melhoria
e
sucesso
do
processo
de
ensino
aprendizagem.
Por
último,
faz-se
referência
às
ações
de
formação
realizadas,
como
formanda,
discutindo-se
a
sua
importância
na
melhoria
do
desempenho
na
vertente
científica
e
pedagógica,
nomeadamente
na
resposta
a
novos
desafios. According to paragraph 3 of the RT-38/201 Order, graduates who have completed their degrees before the Bologna Process and who have more than five years of relevant work experience, may obtain a master degree by registering in a course of study which could lead to a master degree in expertise. At this point, they may request the accreditation of the training acquired in the respective degree and present, in alternative to the dissertation, a detailed report on their professional activity, object of public test, which includes the discussion of acquired experiences and skills. The decision to integrate this master's degree was considered an excellent opportunity to update and reinforce the scientific knowledge in my area of specialization, also taking advantage of the professional experience acquired in the teaching practice and valuing it. This report brings together the relevant professional experience of the author, in the scientific and pedagogical aspects as a Biology and Geology teacher, throughout 11 years of teaching experience, in order to obtain the master degree in Science - Continuous Teachers Training - Specialization in Biology and Geology. The scientific framework is based on the approach of the magmatic rocks, their sources and the relation with the tectonic context where they are generated, thematic of the geology area. It encompasses the internal structure of the Earth, the dynamics of the mantle associated with plate tectonics, the formation and rise of magma, the geochemical reservoirs of the mantle, a chapter about the classification of magmatic rocks and a more extensive chapter on magmatism associated with different tectonic contexts. Regarding the educational aspects, it presents the most relevant projects which were developed throughout the professional activity and work in the curricular area that have contributed to the improvement and success of the teaching and learning process. Finally, reference is made to the training actions that were taken, as a trainee, discussing their importance in improving my performance in scientific and pedagogical aspects, namely in responding to new challenges. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45725 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CCT - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria José Carvalho Nogueira.pdf | 101,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |