Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45697

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFonseca, A. M.por
dc.contributor.authorAraújo, Sara Patrícia Machadopor
dc.date.accessioned2017-05-24T10:00:14Z-
dc.date.issued2017-02-01-
dc.date.submitted2016-10-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45697-
dc.descriptionRelatório de atividade profissional de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)por
dc.description.abstractO presente relatório pretende transparecer as aprendizagens, os conhecimentos e as experiências vividas durante quinze anos de docência, desenvolvendo uma reflexão aprofundada da componente didática e científica de ensino da Física e da Química. Foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências – Formação Continua de Professores, na especialização de Física e Química ao abrigo do Despacho RT 38/2011, cuja aplicação é regulamentada pela circular VRT/RVC-01/2012. A primeira parte do trabalho inicia-se por uma perspetiva histórica dos conceitos de ácido e de base, passando pela explanação da identificação de soluções ácidas e básicas através da utilização de indicadores, finalizando pelo estudo pormenorizado das reações de ácido-base. Posteriormente é efetuada uma detalhada reflexão crítica da atividade docente, salientando o trabalho executado nas diferentes escolas, os cargos desempenhados e os projetos e atividades desenvolvidos. Salienta-se ainda as ações e cursos de formação realizados, tal como a sua relevância na evolução da profissão docente. Evidencia-se ainda a aplicação das vertentes Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, em sala de aula, com simulações e apresentações em PowerPoint, na lecionação do tema ácidobase, a nível do 3º ciclo do ensino básico e secundário.por
dc.description.abstractThis report aims to disclose the learning, knowledge and experiences of fifteen years of teaching, developing a detailed examination of the didactic and scientific component of teaching physics and chemistry. It was developed under the Master Degree in Science – Further Education for Teachers, specialization in Physics and Chemistry under the Rector’s Dispatch 38/2011, whose application is regulated by circular VRT / RVC-01/2012. The first part of the work starts with a historical perspective concepts of acid and base, through explanation of identification acidic and basic solutions through the use of indicators, ending with the detailed study of acid-base reactions. A detailed critical analysis of teaching activity is subsequently made, emphasizing the work done in the different schools, positions held and developed projects and activities. Note also the actions and training courses held, as its relevance in the evolution of the teaching profession. It also shows the application of Science, Technology, Society and Environment, in the classroom, with simulations and PowerPoint presentations on teaching acid-base theme, the level of Middle and High School Education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titleRelatório de atividade profissionalpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201680866por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Ciênciaspor
dc.subject.fosCiências Naturais::Outras Ciências Naturaispor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDQuim - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de atividade profissional_Sara Patrícia Machado Araújo_2016.pdf
Acesso restrito!
31,96 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID