Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45689
Título: | A resolução de problemas numa ótica interdisciplinar |
Outro(s) título(s): | Problem solving from an interdisciplinary perspective |
Autor(es): | Pereira, Sandra Marisa |
Orientador(es): | Palhares, Pedro |
Palavras-chave: | Resolução de problemas Interdisciplinaridade Interesse e motivação Aprendizagem significativa Problem solving Interdisciplinarity Interest and motivation Meaningful learning |
Data: | 11-Abr-2017 |
Resumo(s): | O projeto “A Resolução de Problemas numa Ótica Interdisciplinar” surgiu no âmbito da PES (Prática de Ensino Supervisionada) do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto apresenta enquadramentos diferentes para os ciclos de ensino em questão, ou seja, no 1.º Ciclo alia-se a resolução de problemas a uma história e no 2.º Ciclo alia-se a resolução de problemas a um conteúdo curricular das Ciências Naturais - os microrganismos. Este projeto dá especial importância à motivação dos alunos para as atividades implementadas e consequentemente para a aprendizagem. Assim, o projeto foi elaborado por forma a que a resolução de problemas surgisse num ambiente criativo, que fosse ao encontro dos interesses dos alunos e proporcionasse aprendizagens significativas. The project “Problem Solving from an Interdisciplinary Perspective” come to light under the Supervised Teaching Practice of the Master in Teaching 1.st and 2.nd Cycle in Basic Teaching. The project presents different frameworks for the teaching cycles in question, that is, in the 1st Cycle connects the problem solving to a story and in the 2nd Cycle connects the problem solving to a curricular content of Natural Sciences - microorganisms. This project gives particularly importance to the motivation of students for the implemented activities and consequently for learning. Thus, the project was designed so that the resolution of problems arose in a creative environment, that would meet the interests of students and would provide meaningful learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45689 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sandra Marisa Pereira.pdf Acesso restrito! | 6,54 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |