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https://hdl.handle.net/1822/45685
Título: | Desempenho cognitivo na infância: a mãe e o meio urbano fazem a diferença |
Outro(s) título(s): | Cognitive performance in childhood: mother and urban environment make the difference |
Autor(es): | Alves, Ana F. Lemos, Gina C. Brito, Lurdes Martins, Ana Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento intelectual Aptidão cognitiva Aprendizagem Fatores socioculturais Nível socioeconômico Intellectual development Cognitive ability Learning Sociocultural factors Socioeconomic status |
Data: | Set-2016 |
Editora: | Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia |
Revista: | Psicologia: Teoria e Pesquisa |
Resumo(s): | Apesar das controvérsias sobre o conceito e a avaliação da inteligência, o desempenho cognitivo assume um papel fundamental no contexto educativo e são múltiplos os fatores que lhe estão associados. Este estudo toma uma amostra aleatória e representativa de 1201 crianças do 2.º ciclo do ensino básico de escolas públicas portuguesas, com idades entre 9 e 14 anos. Discute-se o impacto das variáveis sociofamiliares (profissão da mãe e do pai, escolaridade da mãe e do pai e meio de pertença urbano vs rural). Os resultados destacam a relevância dessas variáveis para a explicação do desempenho cognitivo
dos alunos, especialmente a escolaridade da mãe e o meio urbano de proveniência. Apresentam-se considerações práticas voltadas à equidade do sistema educativo. Despite the controversies over the concept and evaluation of intelligence, cognitive achievement plays a fundamental role in educational context, and multiple factors are related to it. The current study uses a random and representative sample of 1201 2nd grade children from Portuguese public schools, between 9 and 14 years old. This study aims to discuss the impact of social and familial variables (mother and father’s jobs, mother and father’s educational level, and urban or rural environment of belonging). The results highlight the importance of social and familial variables as an explanation to students’ cognitive achievement, with great relevance to mother’s educational level and urban environment of belonging. Practical considerations aiming a better equity in educational system are presented. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45685 |
DOI: | 10.159/00102-3772e323217 |
ISSN: | 0102-3772 |
e-ISSN: | 1806-3446 |
Versão da editora: | http://dx.doi.org/10.159/00102-3772e323217 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Desempenho Cognitivo na Infância_A Mãe e o Meio Urbano fazem a Diferença.pdf | 342,57 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |