Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45684

TítuloDificuldades de aprendizagem específicas e advocacia parental: um estudo quantitativo sobre as perspetivas de pais de alunos do 1º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Specific learning disabilities and parental advocacy: a quantitative study about the perspectives of parents of elementary students
Autor(es)Carreira, Beatriz Oliveira
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveAdvocacia parental
Dislexia
Envolvimento parental
Dificuldades de aprendizagem específicas
Parental advocacy
Dyslexia
Parental involvment
Specific learning disabilities
Data30-Mar-2017
Resumo(s)Este estudo teve como finalidade conhecer as características das perspetivas dos pais e encarregados de Educação de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico de Agrupamentos de Escolas do Distrito de Viseu acerca da dislexia e da advocacia parental. Nele participaram 211 pais e encarregados de Educação de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico de dois Agrupamentos de Escolas de um concelho pertencente ao distrito de Viseu. Os alunos distribuem-se por 10 escolas e 18 turmas. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário construído para o efeito. Os resultados foram apresentados recorrendo-se à estatística descritiva e, posteriormente, à estatística inferencial. Os resultados obtidos permitem concluir que os participantes: a) mostram ter mais perspetivas corretas em relação à temática da advocacia parental do que em relação à temática da dislexia; b) na sua maioria concordam ou concordam totalmente com a ideia de que os profissionais da Educação, nomeadamente o professor de educação especial, devem advogar pelos direitos das crianças com dislexia; c) na sua maioria reconhecem o seu papel na advocacia pelos direitos dos seus filhos; d) têm perspetivas que foram ao encontro dos mitos existentes no que diz respeito ao diagnóstico, às causas e às estratégias a utilizar junto de alunos com dislexia. Adicionalmente, verifica-se que: e) a variável “contacto com crianças com dislexia” influencia as perspetivas dos pais e encarregados de Educação acerca do conhecimento que têm da dislexia. Os inquiridos que já tinham estado em contacto com crianças com dislexia mostram possuir mais conhecimentos acerca do diagnóstico, das estratégias de apoio das características da dislexia; f) a variável “habilitações académicas” influencia as perspetivas dos pais e encarregados de Educação acerca do conhecimento que têm da dislexia, sendo que aqueles com mais habilitações são os que têm perspetivas que permitem indicar que possuem mais conhecimentos acerca da dislexia; e g) o valor do Alfa de Cronbach é de 0,86, o que significa que os resultados possuem uma boa consistência interna.
The aim of this study was to know the characteristics of parents’ perspectives about dyslexia and parental advocacy, in two school groups with ten elementary schools and eighteen classes, located in a municipality of Viseu district. In this study participated 211 parents of students from the first to the fourth grade. Data was collected through a questionnaire about dyslexia and parental advocacy, and it was built for the purpose. The results were presented by means of descriptive and inferential statistics. The obtained results lead us to conclude that the participants: a) show that they have more correct perspectives about parental advocacy than about dyslexia; b) they mostly agree or totally agree with the idea that everyone professionally involved in education, especially the special education teacher, should advocate for the rights of children with dyslexia; c) they mostly acknowledge their role in the advocacy for the rights of their children; d) they have perspectives that correspond to the myths about the diagnose, the causes and the strategies that can be used to help children with dyslexia. Additionally, we verified that: e) the variable “contact with children with dyslexia” had influence in parents’ perspectives about dyslexia. The participants who had contact with a child with dyslexia show more knowledge about the diagnose, the strategies and the characteristics of dyslexia; f) the variable “academic qualifications” had impact in parents’ perspectives about dyslexia, where those who have more academic qualifications are the ones who have perspectives that show they have more knowledge; and g) Cronbach’s Alpha value is 0,86, which means that the results have a good intern consistency.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45684
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

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