Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45631
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Marques, Marta de Almeida Gama |
Orientador(es): | Bento, M. Fátima |
Data: | 5-Dez-2016 |
Resumo(s): | O presente documento é um relatório de atividade profissional elaborado ao abrigo do
despacho RT-38/2011, Mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores - Área de
especialização em Física e Química, da Universidade do Minho, cuja aplicação é regulamentada
pela circular VRT/RVC-01/2012.
O documento inclui uma introdução seguida do enquadramento científico, atividade
profissional, trabalhos científico-didáticos, conclusão, bibliografia e anexos.
O enquadramento científico é relativo ao desenvolvimento do tema do “Equilíbrio
Químico”. Este tópico pertence ao programa curricular da disciplina de Física e Química A, no
11.º ano de escolaridade. No enquadramento científico existem duas secções: conceções
alternativas e sequência de abordagem na aprendizagem do equilíbrio químico, no ensino
secundário. Nesta parte do relatório foi tomada a opção de aprofundar os conceitos ligados ao
“Equilíbrio Químico”, pois acredita-se que um forte investimento no desenvolvimento destes
poderá contribuir para as aprendizagens dos alunos evitando muitas das conceções
alternativas identificadas.
Na segunda parte do relatório é descrita a atividade profissional e sua evolução, a
capacidade de adaptação face a novas situações, e o enriquecimento profissional resultante da
passagem por diversos estabelecimentos de ensino e respetivos projetos educativos, e
contextos socioculturais diversificados. Este capítulo está organizado em duas secções:
formação e experiência profissional. Na secção de formação é apresentada e discutida a
formação académica, formação ao longo da vida, quer a formação creditada e a não creditada.
Na secção relativa à experiência profissional existem as subsecções de lecionação, cargos de
gestão e projetos, organização de eventos e outras atividades não letivas (que incluem
participação em projetos e clubes, acompanhamento de alunos em atividades fora da escola,
visitas de estudo, outras atividades realizadas com alunos e atividades de natureza diversa).
Na terceira parte, é apresentado um trabalho científico-didático respeitante ao equilíbrio
químico, publicado numa plataforma de divulgação de materiais didáticos para docentes,
“Casa das Ciências”. O roteiro de exploração congrega um conjunto de simulações e animações
virtuais facilitador da aquisição dos conceitos necessários ao entendimento do tema, guiando
o aluno na aquisição dos conteúdos Neste roteiro de exploração é possível identificar a
sequência pedagógica descrita na secção 1.2 do presente relatório. The present document is a professional activity report written under the RT-38/2011 dispatch, Master of Science – Teacher’s Continuing Professional Development- Specialization in Physics and Chemistry in University of Minho, whose enforcement is regulated by the circular VRT / RVC-01/2012. The document includes an introduction followed the scientific framework, professional activity, scientific and educational work, conclusion, bibliography and appendices. The scientific framework is relative to the theme of development "Chemical Equilibrium". This topic belongs to the curriculum of the course of Physics and Chemistry A, in 11th grade. In the scientific framework there are two sections: alternative conceptions and approach sequence in learning the chemical equilibrium, in secondary education. In this part of the report was taken the option to deepen the concepts related to the "Chemical Equilibrium", as it is believed that a strong investment in the development of these can contribute to student learning avoiding many of the alternatives conceptions identified. In the second part of the report describes the occupation and its evolution, the ability to adapt to face new situations, and the resulting professional enrichment passing through several schools and respective educational projects, and diverse socio-cultural contexts. This chapter is organized into two sections: training and professional experience. In the forming section is presented and discussed in academic education, lifelong education, credited and non credited formation. In the section on work experience there are sub-categories of teaching, management positions, organizing events and other non-teaching activities (including participation in projects and clubs, students follow in out of school activities, field trips, other activities conducted with students and varied activities). In the third part, a scientific-educational work concerning the chemical equilibrium is presented, published a disclosure platform of teaching materials for teachers, "House of Sciences". The exploration roadmap brings together a collection of videos, simulations and virtual animations facilitating the acquisition of the concepts necessary to understand the subject, guiding the student to acquire the content. In this document it is possible to identify the pedagogical sequence described in section 1.2 of this report. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45631 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CDQuim - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marta de Almeida Gama Marques.pdf Acesso restrito! | 16,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |