Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45631

TítuloRelatório de atividade profissional
Autor(es)Marques, Marta de Almeida Gama
Orientador(es)Bento, M. Fátima
Data5-Dez-2016
Resumo(s)O presente documento é um relatório de atividade profissional elaborado ao abrigo do despacho RT-38/2011, Mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores - Área de especialização em Física e Química, da Universidade do Minho, cuja aplicação é regulamentada pela circular VRT/RVC-01/2012. O documento inclui uma introdução seguida do enquadramento científico, atividade profissional, trabalhos científico-didáticos, conclusão, bibliografia e anexos. O enquadramento científico é relativo ao desenvolvimento do tema do “Equilíbrio Químico”. Este tópico pertence ao programa curricular da disciplina de Física e Química A, no 11.º ano de escolaridade. No enquadramento científico existem duas secções: conceções alternativas e sequência de abordagem na aprendizagem do equilíbrio químico, no ensino secundário. Nesta parte do relatório foi tomada a opção de aprofundar os conceitos ligados ao “Equilíbrio Químico”, pois acredita-se que um forte investimento no desenvolvimento destes poderá contribuir para as aprendizagens dos alunos evitando muitas das conceções alternativas identificadas. Na segunda parte do relatório é descrita a atividade profissional e sua evolução, a capacidade de adaptação face a novas situações, e o enriquecimento profissional resultante da passagem por diversos estabelecimentos de ensino e respetivos projetos educativos, e contextos socioculturais diversificados. Este capítulo está organizado em duas secções: formação e experiência profissional. Na secção de formação é apresentada e discutida a formação académica, formação ao longo da vida, quer a formação creditada e a não creditada. Na secção relativa à experiência profissional existem as subsecções de lecionação, cargos de gestão e projetos, organização de eventos e outras atividades não letivas (que incluem participação em projetos e clubes, acompanhamento de alunos em atividades fora da escola, visitas de estudo, outras atividades realizadas com alunos e atividades de natureza diversa). Na terceira parte, é apresentado um trabalho científico-didático respeitante ao equilíbrio químico, publicado numa plataforma de divulgação de materiais didáticos para docentes, “Casa das Ciências”. O roteiro de exploração congrega um conjunto de simulações e animações virtuais facilitador da aquisição dos conceitos necessários ao entendimento do tema, guiando o aluno na aquisição dos conteúdos Neste roteiro de exploração é possível identificar a sequência pedagógica descrita na secção 1.2 do presente relatório.
The present document is a professional activity report written under the RT-38/2011 dispatch, Master of Science – Teacher’s Continuing Professional Development- Specialization in Physics and Chemistry in University of Minho, whose enforcement is regulated by the circular VRT / RVC-01/2012. The document includes an introduction followed the scientific framework, professional activity, scientific and educational work, conclusion, bibliography and appendices. The scientific framework is relative to the theme of development "Chemical Equilibrium". This topic belongs to the curriculum of the course of Physics and Chemistry A, in 11th grade. In the scientific framework there are two sections: alternative conceptions and approach sequence in learning the chemical equilibrium, in secondary education. In this part of the report was taken the option to deepen the concepts related to the "Chemical Equilibrium", as it is believed that a strong investment in the development of these can contribute to student learning avoiding many of the alternatives conceptions identified. In the second part of the report describes the occupation and its evolution, the ability to adapt to face new situations, and the resulting professional enrichment passing through several schools and respective educational projects, and diverse socio-cultural contexts. This chapter is organized into two sections: training and professional experience. In the forming section is presented and discussed in academic education, lifelong education, credited and non credited formation. In the section on work experience there are sub-categories of teaching, management positions, organizing events and other non-teaching activities (including participation in projects and clubs, students follow in out of school activities, field trips, other activities conducted with students and varied activities). In the third part, a scientific-educational work concerning the chemical equilibrium is presented, published a disclosure platform of teaching materials for teachers, "House of Sciences". The exploration roadmap brings together a collection of videos, simulations and virtual animations facilitating the acquisition of the concepts necessary to understand the subject, guiding the student to acquire the content. In this document it is possible to identify the pedagogical sequence described in section 1.2 of this report.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45631
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDQuim - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marta de Almeida Gama Marques.pdf
Acesso restrito!
16,67 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID