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https://hdl.handle.net/1822/45581
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Matos, Fátima Concepcion Gonçalves Petejo |
Orientador(es): | Dias, Alice |
Data: | 21-Dez-2016 |
Resumo(s): | O
presente
relatório
de
atividade
profissional
foi
elaborado
no
âmbito
da
obtenção
do
grau
de
mestre
em
“Ciências
-‐
Formação
Contínua
de
Professores”,
na
área
de
especialização
em
Física
e
Química,
da
Universidade
do
Minho
de
acordo
com
o
Despacho
RT-‐38/2011,
regulamentado
pela
Circular
VRT/RVC-‐01/2012.
O
relatório
está
organizado
em
três
capítulos:
no
primeiro,
de
enquadramento
científico,
é
abordado
e
desenvolvido
o
tema
“Ligação
covalente”
focando
os
aspetos
referenciados
nos
programas
da
disciplina
de
Físico-‐Química
do
9º
ano
de
escolaridade
e
tendo
em
conta
as
orientações
curriculares
do
Ministério
da
Educação
e
Ciência
para
o
Ensino
Básico;
no
segundo
capítulo,
apresentam-‐se
os
projetos
científicos
e
atividades
desenvolvidas,
com
referência
aos
objetivos
pretendidos,
bem
como
a
sua
contribuição
no
desenvolvimento
e
melhoria
das
aprendizagens
dos
conteúdos
disciplinares
por
parte
dos
alunos;
no
terceiro
capítulo,
são
descritas
as
ações
de
formação
frequentadas,
promotoras
de
um
conhecimento
atualizado
e
da
melhoria
do
desempenho
profissional.
O
tema
da
“Ligação
covalente”
é
iniciado
com
a
história
da
ligação
química
e
apresentando-‐se
depois
os
diferentes
modelos
atuais
de
ligação
entre
os
átomos.
A
formação
da
ligação
covalente
é
posteriormente
desenvolvida,
de
forma
mais
detalhada,
com
exemplos
de
moléculas
simples.
A
geometria
molecular
é
explicada
pelo
modelo
da
repulsão
dos
pares
de
eletrões
da
camada
de
valência
(MRPEC).
São
propostas
diversas
atividades
experimentais,
com
recurso
a
materiais
do
quotidiano,
que
relacionam
o
modelo
da
ligação
covalente
com
as
propriedades
dos
materiais
analisados.
A
importância
da
ligação
covalente
na
diversidade
dos
materiais
existentes
é
destacada
na
exposição
de
substâncias
que
utilizamos
diariamente.
É
também
apresentada
uma
visão
da
ligação
covalente
como
arte.
O
capítulo
termina
com
a
proposta
de
metodologia
pedagógica
a
utilizar
nesta
temática
tendo
em
conta
o
nível
de
ensino
dos
alunos.
No
capítulo
seguinte,
identificam-‐se
ainda
alguns
projetos
e
atividades
realizadas
em
contexto
de
sala
de
aula
ou
extra
aula,
disciplinares
e
interdisciplinares,
que
visaram
promover
nos
alunos
o
gosto
pela
ciência,
a
curiosidade
e
o
espírito
crítico, potenciando
uma
maior
motivação
para
as
aprendizagens;
todas
pretenderam
contribuir
para
o
desenvolvimento
da
literacia
científica
dos
alunos.
Por
último
são
elencadas
as
ações
de
formação
frequentadas
relevantes
no
desenvolvimento
de
atividades
curriculares
e
extracurriculares,
bem
como
para
um
adequado
desenvolvimento
pessoal
e
profissional. The present professional activity report was written in the scope of the master degree in "Science – Teacher´s Training", in the area of specialization in Physics and Chemistry, from University of Minho, in accordance with the Dispatch RT-‐38/2011 as regulated by Circular VRT / RVC-‐01/2012. The report is organized in three chapters: the first one envisages a scientific framework that intends to discuss and develop the theme "Covalent Bond" focusing on aspects concerning 9th grade Physical and Chemical Sciences programs and taking into account the curriculum guidelines of the Ministry of Education and Science for Basic Education; the second chapter presents the developed scientific projects and activities, with a reference to their intended purposes, as well as their possible contribution to the learning progress and improvement of the students; in the third chapter, the professional training courses attended are described as promoters of an updated knowledge and an improved professional performance. The subject of the covalent bond is introduced with the history of the chemical bond and then, the different bonding models currently adopted are presented. The establishment of a covalent bond is further developed in more detail using simple molecules as examples. The molecular geometry is explained by the use of the Valence Shell Electron Pair Repulsion (VSEPR) theory. Several experimental activities are proposed, using everyday materials, which relate the covalent bond model with the material properties analyzed. The importance of covalent bond in the diversity of the existing materials is highlighted presenting a set of covalent substances that we use daily. A point view of the covalent bond as art is also displayed. The chapter is concluded with the pedagogical methodology proposal to be used in this subject taking into account the level of education of the students. In the next chapter, the projects and activities developed in the classroom context or as extracurricular activities are presented, aimed to promote the students interest in the science, expanding their critical thinking and motivation for learning in order to enhance the development of a scientific literacy of the students. Finally, the attended relevant training courses are detailed having in mind their significance for the development of curricular and extracurricular activities and for an appropriate personal and professional improvement. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45581 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CDQuim - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Fátima Concepcion Gonçalves Petejo Matos.pdf Acesso restrito! | 91,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |