Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45581

TítuloRelatório de atividade profissional
Autor(es)Matos, Fátima Concepcion Gonçalves Petejo
Orientador(es)Dias, Alice
Data21-Dez-2016
Resumo(s)O presente relatório de atividade profissional foi elaborado no âmbito da obtenção do grau de mestre em “Ciências -­‐ Formação Contínua de Professores”, na área de especialização em Física e Química, da Universidade do Minho de acordo com o Despacho RT-­‐38/2011, regulamentado pela Circular VRT/RVC-­‐01/2012. O relatório está organizado em três capítulos: no primeiro, de enquadramento científico, é abordado e desenvolvido o tema “Ligação covalente” focando os aspetos referenciados nos programas da disciplina de Físico-­‐Química do 9º ano de escolaridade e tendo em conta as orientações curriculares do Ministério da Educação e Ciência para o Ensino Básico; no segundo capítulo, apresentam-­‐se os projetos científicos e atividades desenvolvidas, com referência aos objetivos pretendidos, bem como a sua contribuição no desenvolvimento e melhoria das aprendizagens dos conteúdos disciplinares por parte dos alunos; no terceiro capítulo, são descritas as ações de formação frequentadas, promotoras de um conhecimento atualizado e da melhoria do desempenho profissional. O tema da “Ligação covalente” é iniciado com a história da ligação química e apresentando-­‐se depois os diferentes modelos atuais de ligação entre os átomos. A formação da ligação covalente é posteriormente desenvolvida, de forma mais detalhada, com exemplos de moléculas simples. A geometria molecular é explicada pelo modelo da repulsão dos pares de eletrões da camada de valência (MRPEC). São propostas diversas atividades experimentais, com recurso a materiais do quotidiano, que relacionam o modelo da ligação covalente com as propriedades dos materiais analisados. A importância da ligação covalente na diversidade dos materiais existentes é destacada na exposição de substâncias que utilizamos diariamente. É também apresentada uma visão da ligação covalente como arte. O capítulo termina com a proposta de metodologia pedagógica a utilizar nesta temática tendo em conta o nível de ensino dos alunos. No capítulo seguinte, identificam-­‐se ainda alguns projetos e atividades realizadas em contexto de sala de aula ou extra aula, disciplinares e interdisciplinares, que visaram promover nos alunos o gosto pela ciência, a curiosidade e o espírito crítico, potenciando uma maior motivação para as aprendizagens; todas pretenderam contribuir para o desenvolvimento da literacia científica dos alunos. Por último são elencadas as ações de formação frequentadas relevantes no desenvolvimento de atividades curriculares e extracurriculares, bem como para um adequado desenvolvimento pessoal e profissional.
The present professional activity report was written in the scope of the master degree in "Science – Teacher´s Training", in the area of specialization in Physics and Chemistry, from University of Minho, in accordance with the Dispatch RT-­‐38/2011 as regulated by Circular VRT / RVC-­‐01/2012. The report is organized in three chapters: the first one envisages a scientific framework that intends to discuss and develop the theme "Covalent Bond" focusing on aspects concerning 9th grade Physical and Chemical Sciences programs and taking into account the curriculum guidelines of the Ministry of Education and Science for Basic Education; the second chapter presents the developed scientific projects and activities, with a reference to their intended purposes, as well as their possible contribution to the learning progress and improvement of the students; in the third chapter, the professional training courses attended are described as promoters of an updated knowledge and an improved professional performance. The subject of the covalent bond is introduced with the history of the chemical bond and then, the different bonding models currently adopted are presented. The establishment of a covalent bond is further developed in more detail using simple molecules as examples. The molecular geometry is explained by the use of the Valence Shell Electron Pair Repulsion (VSEPR) theory. Several experimental activities are proposed, using everyday materials, which relate the covalent bond model with the material properties analyzed. The importance of covalent bond in the diversity of the existing materials is highlighted presenting a set of covalent substances that we use daily. A point view of the covalent bond as art is also displayed. The chapter is concluded with the pedagogical methodology proposal to be used in this subject taking into account the level of education of the students. In the next chapter, the projects and activities developed in the classroom context or as extracurricular activities are presented, aimed to promote the students interest in the science, expanding their critical thinking and motivation for learning in order to enhance the development of a scientific literacy of the students. Finally, the attended relevant training courses are detailed having in mind their significance for the development of curricular and extracurricular activities and for an appropriate personal and professional improvement.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45581
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDQuim - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fátima Concepcion Gonçalves Petejo Matos.pdf
Acesso restrito!
91,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID