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TítuloEducação para a autonomia em lares de infância e juventude
Outro(s) título(s)Education to autonomy in homes for children and youth
Autor(es)Cruz, Judite Zamith
Lopes, Alice
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Palavras-chaveEducação
Autonomia
Residências de acolhimento
Software MAXQDA
Education
Autonomy
Residential care
Data2016
EditoraLudomedia – Conteúdos Didácticos e Lúdicos
Resumo(s)Justificada a preocupação dos profissionais com a autonomia de residentes em instituições de acolhimento de longa duração, realizou-­se um Estudo de Caso, documentado por parte de 14 entrevistas semiestruturadas, abertas-­fechadas e uniformizadas, dirigidas a educadores e técnicos em Lares de Infância e Juventude (LIJs), situados em Braga – Portugal. Apresentam-­se os dados organizados em segmentos de texto comentados, com o recurso ao software MAXQDA12, sobre as suas perceções da individualidade dos mais jovens. Com o código/categoria autonomia, criaram-‐se subcategorias: Projeto Umbrela, viver outra nova realidade, apartamento de pré autonomia e dificuldades de autonomização, associadas a código experiência acompanhada após saída. Os resultados demonstram que as necessidades não mudam por se viver numa instituição, sendo que a autonomia exije um suporte emocional nas relações prévias de reciprocidade. Conclui‐se que, se as normas de um LIJ implicam a organização de espaços e de tempos comunitários estáveis, a proteção do futuro dos ex‐residentes valoriza-­se na fase de preparação para a independência.
Justified the concern of professionals with the autonomy of residents in long-­‐term Foster Care Homes, we carried out a case study, documented from 14 semi-­‐structured interviews, with open-­‐closed questions, standardized, addressed to educators and technicians in Homes for Children and Youth, located in Braga -­‐ Portugal. We present segments of texts examined on their perceptions of the individuality of the younger, with the use of a software -­‐ MAXQDA12. With an autonomy code, the subcategories were Umbrella Project, to live another and a new reality, apartment pre autonomy and dificulties of autonomy, associated with another code . accompanied experience after departure. The needs will not change by living in an institution, because we observed the requirement of emotional support of young in prior reciprocity relationship. If the rules of a residence impact the organization of spaces and community stable times, the protection of the future of the former residents is valued in the phase of preparation for independence.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em "Atas do 5.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa". ISBN 978-972-8914-58-5
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45525
Versão da editorahttp://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/629
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Zamith-Cruz,Lopes&Carvalho2016_Educação_para_a_autonomia....pdf5,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

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