Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45492

TítuloA iniciação à leitura e à escrita no 1.º ciclo do ensino básico: contributos da música para o seu desenvolvimento
Outro(s) título(s)The initiation of reading and writing in the 1st cycle of basic education: contributions of music to its development
Autor(es)Rocha, Tiago Alexandre Vieira
Orientador(es)Dias, Maria dos Anjos Flôr
Palavras-chaveAprendizagem
Leitura
Escrita
1.º ciclo do ensino básico
Música
Learning
Reading
Writing
1st cycle of basic education
Music
Data19-Dez-2016
Resumo(s)O presente projeto foi desenvolvido no âmbito de uma intervenção pedagógica (PES II), do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. O tema deste projeto é “A iniciação à leitura e à escrita no 1.º ciclo do ensino básico: contributos da música para o seu desenvolvimento”. A leitura e a escrita influenciam todo o percurso escolar, e de vida, dos alunos, sendo por isso importante ter em conta o seu processo e desenvolvimento. Chegando ao 1.º ciclo do ensino básico, as crianças são confrontadas com esta nova aprendizagem, tendo o professor um importante papel nesta fase crítica que vivenciam. É por isso importante que se estude, reflita e perceba o processo de iniciação à leitura e à escrita e quais os métodos e estratégias que podemos adotar. A música pode tornar-se um elo de ligação com a aprendizagem da leitura e da escrita, motivando os alunos pelas suas caraterísticas apelativas: o traço do lúdico, a presença do ritmo, das rimas, etc. A música tem uma presença constante ao longo do desenvolvimento do indivíduo. Para que os alunos aprendam a ler e a escrever e, a partir desse estádio, se tornem leitores cada vez mais dedicados e competentes, será necessário adequar e transformar as práticas letivas, de modo que seja possível aplicá-las, com proveito, às mais diversas situações de ensino da leitura. Por estes motivos, recorri à música como recurso didático na iniciação à leitura e à escrita. Selecionei esta temática sobre o contributo da música na iniciação da escrita e da leitura, procurando desenvolver aprendizagens significativas. Achei interessente desenvolver este projeto de investigação e, como futuro professor, contribuir para a minha formação em âmbito educacional. Penso que obtive resultados muito positivos desta intervenção, observando progresso nos alunos na aprendizagem da leitura e da escrita. Ao longo do tempo, os alunos mostraram que adquiriam conhecimentos e evolução nesta área, mostrando-se motivados pelas diversas atividades.
This project was developed within the framework of a pedagogical intervention (PES (II), in the master's degree in preschool education, and 1st cycle of basic education. The theme for this project is "the initiation of reading and writing in the 1st cycle of basic education: contributions of music to your development". Reading and writing influence throughout the school, and life, of students, so it is important to take into account its process and development. Arriving at the 1st cycle of basic education, children are confronted with this new learning, having the teacher an important role in this critical phase they experience. It is therefore important to study, reflect and realize the initiation process of reading and writing and what methods and strategies that we can adopt. Music can become a link with the learning of reading and writing, motivating students by their salient appealing: the trace of playfulness, the presence of rhythm, of rhyme, etc. The music is a constant presence throughout the development of the individual. So that students learn to read and write, and from that stage, become readers increasingly dedicated and competent, you will need to adapt and transform the school practice, so that it is possible to apply them, with advantage, to the most diverse situations of teaching of reading. For these reasons, I had recourse to the music as didactic method in the initiation of reading and writing. I selected this theme on the contribution of music in the initiation of writing and reading, seeking to develop meaningful learning. I had interest in developing this research project and, as a future teacher, contribute to my education in the framework of education. I think that I got very positive results of this intervention, noting progress in students with learning of reading and writing. Over time, the students showed that acquiring knowledge and developments in this area, showing that they were motivated by various activities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45492
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tiago Alexandre Vieira Rocha.pdf6,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID