Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45486

TítuloO papel do bom professor de educação física na perspetiva dos alunos do género feminino de uma escola pública: um estudo exploratório no 12º ano de escolaridade: relatório de estágio
Outro(s) título(s)The role of good teacher to the physical education in the perspective of female gender students in the public school: an exploratory study in 12th grade
Autor(es)Correia, Rui Eduardo Ferreira
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveEducação física
Prática de ensino supervisionado
Bom professor
Características do bom professor
Dimensão
Physical education
Supervised teaching practice
Good teacher
Characteristics of the good teacher
Dimension
Data21-Dez-2016
Resumo(s)O presente documento, procura elucidar todo o processo nesta fase final para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este relatório encontra-se dividido em dois capítulos, Enquadramento Contextual e Enquadramento Pedagógico da Prática de Ensino Supervisionada. O primeiro está subdividido em três fases, enquadramento pessoal, que procura retratar todas as expectativas iniciais, enquadramento institucional onde visa descrever a escola e meio onde a mesma está inserida e por fim a caracterização da turma. O segundo capítulo, está dividido na Área 1, correspondente a toda a Organização e Gestão do Ensino e aprendizagem, a conceção, o planeamento, a realização e a avaliação do ensino, Área 2, que representa a Participação na Escola e Relação com a Comunidade Educativa, e também a Área 3, Formação e Investigação Educacional, onde elucida todo o estudo de investigação realizado, ou seja, retrata o trabalho de investigação realizado duranta o estágio pedagógico relativamente ao “Papel do Bom Professor de Educação Física”. O estudo tem como objetivo verificar a importância de cada dimensão na qualificação do bom professor de educação física segundo a opinião dos alunos. O mesmo é de carater descritivo e comparativo. Foi entregue, numa escola Secundária do Distrito de Braga, o questionário “Bom Professor de Educação Física” a uma amostra constituída por 139 alunas oriundas do 12º ano de escolaridade, no ano letivo de 2015/2016. O respetivo questionário encontra-se dividido por 28 itens, organizados por três dimensões: “conhecimento e competência didática”, comportamentos inapropriados” e “organização e gestão da aula”, segundo uma escala “Likert”. Constatou-se, segundo a opinião das alunas, que o “bom professor” possui conhecimentos e competências no desenvolvimento da sua tarefa, juntamento com uma boa organização e gestão de aula, não adotando comportamentos inapropriados non exercício da sua função.
This document seeks to elucidate all the process at this final stage to master's in Physical Education Teaching in the Elementary and Secondary School. This report is divided into two chapters, Contextual Framework and Educational Framework for Supervised Teaching Practice. The first one is divided into three phases, personal framework, which seeks to portray all initial expectations, institutional framework which aims to describe the school and the environment in which it is inserted and finally the characterization of the class. The second chapter is divided in Area 1, relative to the entire Organization and Management of Teaching and learning, the design, planning, execution and evaluation of teaching, Area 2, which represents the Participation in School and Relation with the Educational Community, and also Area 3, Training and Educational Research, which elucidates all conducted research study, in other words, portrays the research work carried out during the teaching practise regarding the "Role of the Good Physical Education Teacher." The study aims to determine the importance of each dimension in the qualification of the good physical education teacher in the opinion of students. This study has a descriptive and comparative character. It was delivered, in a secondary school in the District of Braga, a survey titled "Good Teacher of Physical Education" to a group of 139 female students from the 12th grade, in the 2015/2016 school year. The survey is divided in 28 items, organized by three dimensions: 'knowledge and teaching skills, "inappropriate behaviour" and "organization and management of the class," according to a "Likert" scale. It was found, in the students’ opinion, that the "good teacher" has knowledge and expertise in the development of his work, along with a good organization and classroom management, not taking inappropriate behaviour in the exercise of its function.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45486
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rui Eduardo Ferreira Correia.pdf2,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID