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https://hdl.handle.net/1822/45462
Título: | Theta and alpha neurofeedback for age-related cognitive deficits |
Autor(es): | Silva, Ana Maria Vaz Portugal |
Orientador(es): | Dias, Sérgio Mendes |
Data: | 11-Dez-2013 |
Resumo(s): | With the growing life expectancy, the number of elderly people is increasing tremendously
worldwide. The progressive decrease of synaptic plasticity and neuronal inter-connectivity,
concomitant with neurophysiological and behavioral alterations in the ageing brain, may be delayed
by neurorehabilitation. Current approaches used to modify cognitive capabilities are often divided
into behavioral training procedures and techniques for direct modulation of neural mechanisms,
as neurostimulation or neurofeedback. Neurofeedback, which most of the times is based on
electroencephalogram signals, is used to train individuals on learning how to influence their own
brain functions based on the online-analysis of the brain activity. However, the potential greater
effects of rehabilition through a combined methodology of these two trends are poorly investigated.
In the present study, we wanted to examine the effects of a protocol with neurofeedback
training interleaved with neurocognitive tasks. It was hypothesized that the combined approach
might have a superior impact on cognitive performance, in comparison with a neurofeedback
training alone approach. A protocol for neurorehabilitation covering the two proposed
methodologies was developed. It supports Alpha and Theta neurofeedback up-training, and can be
interleaved with neurocognitive tasks, namely the n-Back Task (the 1-back and the 2-back versions)
and the Corsi Block-Tapping Task (either in forward or in backward order). Then, 10 participants
from a Health Care Centre from Braga, aged above 55 years-old, were intervened in a twelve-day
protocol with either a neurofeedback-combined cognitive protocol or a neurofeedback-single
protocol.
In general, the protocol established appear to induce an enhancement of Alpha and Theta
activity as an enhancement in working-memory overall state. However, no clear conclusions could
be drawn about the real effects of the intervention due to the small sample size and inter-individual
differences.
With a forthcoming increase in the number of participants (with more participants already
being recruited and intervened) we hope to better address the potential enhancement effects of
the combined approach of behavioral training and neurofeedback, as well as understand the
possible explanations in the origin of these effects. Com o aumento da esperança média de vida, a população idosa tem vindo a aumentar exponencialmente no mundo inteiro, e Portugal não é excepção. O decréscimo progressivo da plasticidade sináptica e da inter-conectividade neuronal, em simultâneo com as alterações neurofisiológicas e comportamentais, decorrentes do envelhecimento do cérebro, podem ser atenuados pela neuro-reabilitação. As actuais abordagens utilizadas para estimular as capacidades cognitivas podem ser divididas entre treino comportamental e técnicas de modulação directa de mecanismos neuronais, como a neuroestimulação e o neurofeedback. O neurofeedback, que na maioria dos casos é baseado em sinais de electroencefalograma, é usado para treinar sujeitos no sentido de uma aprendizagem de como influenciar as suas próprias funções cerebrais com base numa análise em tempo real da actividade cerebral. Ainda assim, um possível benefício acrescido da reabilitação através de uma combinação metodológica destas abordagens não tem sido explorado com afinco. No presente estudo, procurámos examinar os efeitos de um protocolo de treino de neurofeedback intercalado com tarefas neurocognitivas. Partindo da hipótese de que uma abordagem combinada poderia ter um impacto positivo mais significativo no comportamento cognitivo, quando comparada com um treino de neurofeedback em exclusivo, desenvolveu-se um protocolo para neuroreabilitação abrangendo as duas metodologias propostas. O referido protocolo promove um treino de aumento da potência de Alfa e Teta e pode ser intercalado com tarefas neurocognitivas, nomeadamente a tarefa n-Back (as versões 1-back e 2-back) e a tarefa Corsi Block-Tapping (quer directa quer invertida). De seguida, foram recrutados 10 participantes do Centro de Saúde de Braga, com idade superior a 55 anos, que participaram num protocolo de treino de 12 dias, ou com um protocolo neurocognitivo e de neurofeedback combinado, ou com um protocolo simples de neurofeedback. Em termos gerais, o protocolo estabelecido poderá induzir um aumento da potência de Alfa e Teta, bem como uma melhoria da memória de trabalho. Salienta-se, contudo, que devido à pequena amostra de indivíduos neste trabalho, nenhuma conclusão exacta acerca dos efeitos da intervenção pode ser retirada. De todo o modo, com o aumento do número de participantes, esperamos estar aptos a responder e a providenciar um entendimento mais conclusivo acerca dos efeitos de uma abordagem combinada de treino comportamental e de neurofeedback, sem descurar as possíveis explicações na base destes efeitos. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Ciências da Saúde |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45462 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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