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TítuloO outro lado da guerra colonial: memórias na primeira pessoa
Outro(s) título(s)The other side of colonial war: personal memories
Autor(es)Silva, Cátia Margarete Martins da
Orientador(es)Barbosa, Manuel Gonçalves
Data8-Fev-2016
Resumo(s)O projeto “O outro lado da guerra colonial. Memórias na primeira pessoa” insere-se numa metodologia de investigação-ação, onde os participantes são os narradores da sua identidade construída numa comunidade específica, a dos veteranos da guerra colonial portuguesa. Utilizando as narrativas como método intervenção-ação junto de 11 veteranos de guerra, constatamos que estas foram determinantes no modo de construção, atribuição de significado e partilha de memórias pessoais subjetivas, que nos dão perspetivas diversificadas e modos únicos de interpretar e compreender um evento histórico importante, ainda que inseridos dentro de regras e significações linguísticas específicas daquele acontecimento. A análise temática de conteúdo (muito devedora à hermenêutica contemporânea) recorreu a especialistas sobre sofrimento humano, como o médico Eric Cassell e o sociólogo da saúde Aaron Antonovsky. Assim, a partir dos dados recolhidos nas narrativas foram-se descobrindo os Recursos Gerais de Resistência e foi-se conhecendo/reconhecendo o Sentido Interno de Coerência de cada participante, locus intrapessoal da identidade de cada uma das pessoas. Esse foi o passo decisivo para a valorização das memórias pessoais, mas também para a construção de planos de ação futura. Os participantes compreenderam o papel que desempenham na construção da sua própria saúde, enquanto autores das suas narrativas pessoais, não só passadas mas também futuras, sem negação (mas antes aceitação) das primeiras.
The project “The other side of colonial war. Personal memories” is inserted in an investigation-action methodology, where the participants are the storytellers of their own identity built in a specific community, the portuguese colonial war veteran. Using the stories as an intervention-action method on 11 war veterans, we see that these ones were crucial in the subjective personal memories sharing and signification attribution, which give us diversified perspectives and single ways of how to interpret and understand an important historical event, though inserted in rules and specific linguistics significations of that event. The theme analysis of the content (thanks to contemporary hermeneutics) has appealed to human distress specialists, like the medic Eric Cassel and the health sociologist Aaron Antonovsky. Thereby, from the collected data from the stories the Generalized Resistance Resources had been discovered and the Internal Coherence Sense of each participant, intrapersonal locus of each one identity, had been known/recognized. That was the decisive step to value personal memories but also to the construction of future action plans. The participants understood the role they play on their own health construction, while authors of their personal stories, not only the past but also the future ones, with no denials (but acceptance) of the first ones.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45286
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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