Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/45279

TitleAs TIC no estudo das funções: uma experiência com uma turma de 9º ano
Other titlesICT in the study of functions: a case study in a 9th grade class
Author(s)Freitas, Maria do Rosário da Silva
Advisor(s)Martinho, Maria Helena Silva de Sousa
KeywordsFunções
Representações
TIC
Calculadora gráfica
GeoGebra
Functions
Representation
ICT
Graphic calculator
Issue date27-Jan-2017
Abstract(s)Atualmente, as escolas estão equipadas com materiais tecnológicos que permitem diversificar as estratégias e metodologias de ensino. No caso particular do estudo das Funções, várias investigações apontam para o facto da visualização simultânea de múltiplas representações, promovida pela utilização das novas tecnologias, permitir ao aluno observar relações e fazer conexões, o que possibilita uma aprendizagem mais significativa e efetiva do conceito em estudo. Com este trabalho procurou-se compreender o papel das TIC no estudo das Funções, e até que ponto é que estes recursos são explorados pelo seu caráter informativo e de aprendizagem. De forma a operacionalizar este estudo, formularam-se as seguintes questões de investigação: (1) Como é que os alunos reagem ao uso das TIC na sala de aula; (2) Até que ponto a utilização das TIC promove, nos alunos, uma evolução na perceção das diferentes representações de uma função e consequentemente, a compreensão do conceito de função. Desenvolvida numa turma de 9.º ano de escolaridade, nesta intervenção foram propostas cinco tarefas investigativas, com recurso ao computado, ao ambiente de geometria dinâmica (GeoGebra), à calculadora gráfica e ao sensor de movimento. Os dados foram recolhidos através das produções dos alunos nas tarefas, em duas fichas de trabalho, em duas questões de aula, numa ficha de avaliação diagnóstica e num questionário implementado no início deste estudo, bem como numa ficha de avaliação escrita e num questionário final. Além disso, foram analisadas as gravações vídeo das aulas e as anotações de campo. Observou-se que os alunos reagem com entusiasmo à utilização das TIC na sala de aula. No entanto, apesar de no dia-a-dia estarem rodeados e familiarizados com recursos tecnológicos, quando estes são aplicados na sala de aula ao serviço do processo ensino e aprendizagem, deparamo-nos com dificuldades da sua utilização. Estas dificuldades são ultrapassadas pela facilidade com que estes “nativos digitais” têm em acostumar-se aos ambientes tecnológicos. A visualização simultânea de múltiplas representações, promovida pelo GeoGebra, permitiu estabelecer e testar conjeturas, o que promoveu o desenvolvimento de conexões entre a representação gráfica e algébrica da função. Consequentemente, os alunos conceituaram uma função independentemente do seu formato, privilegiando as informações obtidas pela observação direta. A utilização da calculadora gráfica e do sensor de movimento possibilitou a modelação de situações em contexto de sala de aula, o que fomentou o entusiasmo, fascínio e o interesse pela disciplina, uma vez que permitiu a constatação da aplicabilidade da Matemática.
Currently, schools are equipped with technological materials allowing diversification of teaching strategies and methodologies. In the particular case of the study of functions, various investigations point to the fact that the simultaneous display of multiple representations, promoted by the use of technologies, allows the student to observe relationships and make new connections, which enables a more meaningful learning and effective study of the concept. With this work we tried to understand the role of ICT in the study of functions, and the extent to which these resources are exploited for its informative character and learning enablers. In order to operationalize this study, we formulated the following research questions: (1) How did the students react to the use of ICT in the classroom; (2) To what extent the use of ICT promotes, in students, an evolution in the perception of the different representations of a function and therefore the understanding of the concept of function. Developed in a 9th grade class, this intervention had five proposals of investigative tasks, namely by using the computed, the environment of dynamic geometry (GeoGebra), the graphing calculator and the motion sensor. Data collected through the productions of students in the following tasks: two question sheets, two class queries, a diagnostic evaluation form and a questionnaire implemented at the beginning of this study, as well as a writing evaluation form and a final questionnaire. In addition, we analysed the video recordings of the lessons and field notes. It was observed that the students respond with enthusiasm to the use of ICT in the classroom. However, being surrounded and familiar with technological resources when they are applied in the classroom, in the teaching and learning process, we were faced with difficulties of its use. These difficulties were overcome by the ease that these "digital natives" have to use the technological environments. The simultaneous display of multiple representations, promoted by GeoGebra, allowed establishing and testing conjectures, which promoted the development of connections between the graphic and algebraic representation of the function. Consequently, students conceptualized a function regardless of its format, focusing on information obtained by direct observation. The use of graphic calculators and motion sensors enabled modelling of situations in the context of the classroom, which nurtured the enthusiasm, fascination and interest in the discipline, since it allowed the confirmation of the applicability of mathematics.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45279
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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