Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45241

TítuloO papel do bom professor de educação física na perspetiva dos alunos do gênero masculino numa escola pública: um estudo exploratório no 12º ano de escolaridade: relatório de estágio
Outro(s) título(s)The role of good teacher to the physical education in the perspective of male gender students in the public school: an explorative study in 12th grade
Autor(es)Afonso, Luís Filipe Ribeiro Cepa
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveEducação física
Bom professor
Características do professor
Physical education
Good teacher
Teacher features
Data27-Jan-2017
Resumo(s)Este documento procura descrever o meu estágio curricular no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física no Ensinos Básico e Secundário, e todas as atividades desenvolvidas e aprendizagens ocorridas ao longo deste ano. Este relatório está dividido em dois capítulos: O primeiro capítulo diz respeito ao enquadramento contextual, a prática de ensino supervisionada, subdividindo-se em dois enquadramentos, tais como um enquadramento pessoal onde abordo as minhas expectativas, e um enquadramento institucional onde faço referência à caraterização meio e a escola em que realizei o meu estágio e uma breve descrição da turma de intervenção. Já o segundo capítulo corresponde ao enquadramento pedagógico, na qual estão inseridas três áreas: a primeira retrata toda a intervenção pedagógica na organização e gestão do ensino e aprendizagem que engloba a conceção o planeamento, realização e por fim toda avaliação; a segunda descreve toda a minha participação na escola e relação com a comunidade, em que exponho todo o meu envolvimento nas atividades desenvolvidas dentro do núcleo de estágio, como o meu papel desempenhado dentro do grupo do desporto escolar. Por fim, relativamente à área três apresento o meu estudo de intervenção acerca do Papel do bom professor de educação física. O estudo tem como objetivo geral verificar a importância de cada dimensão na qualificação do bom professor, de educação física, segundo a opinião dos alunos. O presente estudo é um estudo exploratório tomando como referência de análise as dimensões descritiva e comparativa. A amostra é constituída por 106 sujeitos do género masculino do 12º ano de escolaridade, de uma escola do distrito de Braga, em que foi entregue um inquérito “ O bom professor de educação física”, este está dividido em 28 itens, organizado em 3 dimensões: dimensão conhecimento e competência didática, dimensão comportamentos inapropriados, dimensão organização e gestão da aula, segundo uma escala de likert. Verificou-se que maior parte dos sujeitos da amostra considera que o(a) professor (a) possui conhecimentos e competências no exercício da profissão possui capacidades de organização e gestão da aula e que este não adota comportamentos inapropriados dentro da sala de aula.
This document seeks to describe my internship in the Master of Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education, and all the activities and knownledge that occurred throughout this year. This report is divided into two chapters: The first chapter concerns the contextual framework, supervised teaching practice, subdivided into two frameworks, such as a personal environment in which I approach my expectations, and an institutional framework where I refer to the characterization, environment and school where I made my internship and a brief description of the intervention group. The second chapter corresponds to the pedagogical framework, in which three areas are inserted: the first depicts the entire pedagogical intervention in the organization and management of teaching and learning which includes design planning, implementation and finally the whole evaluation; the second describes all my participation in school and community relations, where I expose my entire involvement in activities developed within the training group, as my role within the school sports group. Finally, with regard to the area three, I present my intervention study of the role of good physical education teacher. The study has the general objective to verify the importance of each dimension in the good teacher qualification, physical education, in the opinion of students. This study is an exploratory study taking as reference the descriptive and comparative dimensions. The sample consists of 106 subjects males of 12th grade, studying in a Braga school, where was handed an inquiry ("Good physical education teacher"), which was divided into 28 items, organized in 3 dimensions: dimension knowledge and didactic competence dimension inappropriate behavior, size, organization and management of school, according to a Likert scale. It was found that most of the sample subjects considers that a teacher has knowledge and skills in the profession (has organization and management skills of the class) and that he doesn't adopt inappropriate behavior in the classroom.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45241
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luis Filipe Ribeiro Cepa Afonso.pdf2,26 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID