Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45191

TítuloUma abordagem da leitura à primeira vista na guitarra clássica
Outro(s) título(s)An approach to sight-reading on classical guitar
Autor(es)Marques, Tiago Manuel Carneiro
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveLeitura à primeira vista
estratégias/metodologias de ensino
guitarra
sight-reading
strategies/teaching methodologies
guitar
Data3-Jan-2017
Resumo(s)Este relatório de estágio pretende destacar a importância da leitura à primeira vista na guitarra clássica e o modo de "combater" as dificuldades que a leitura expõe para o instrumento e a própria estrutura que o instrumento apresenta. Pretende ainda dar a conhecer algumas das estratégias pedagógicas e práticas direcionadas para o ensino instrumental sobre a leitura à primeira vista, de modo a estimular uma prática contínua, demonstrar a importância de ter uma boa leitura à primeira vista e desenvolver a leitura musical nos discentes. O desenvolvimento deste relatório foi realizado na Escola de Música da Póvoa de Varzim a alunos de diferentes idades e graus de ensino, desde a iniciação ao complementar, de acordo com estudos já realizados acerca da leitura à primeira vista, procurando ajudar nas dificuldades e lacunas dos mesmos ao nível da leitura musical. Desta forma, foi recolhida informação acerca do tema e de formas de ensino e aprendizagem desta prática pedagógica, através de pesquisas, informações resultantes das aulas observadas e lecionadas em aulas de individuais e de conjunto, gravação audiovisual antes e depois da aplicação de estratégias, entrevistas a professores de diferentes vertentes do ensino da música e através de partituras para os alunos realizarem leituras à primeira vista, que serão apresentadas e analisadas ao longo deste relatório.
This internship report aims to highlight the importance of sight-reading in classical guitar and how to "fight" the difficulties that reading exposes to the instrument and the structure that the instrument shows. It also aims to make known some of the teaching strategies and practices directed to specialized teaching of sight-reading, in order to stimulate an ongoing practice, to demonstrate the importance of having a good sight-reading and to develop music reading in students. The development of this report on this topic was held at the Póvoa de Varzim Music School to students of different ages and levels of education, from initiation to supplement, according to previous studies about sight-reading, looking to help correct difficulties regarding music reading. This way, information about the theme and about ways of teaching and learning this pedagogical practice were collected through research, through information resulting from the lessons observed and taught in individual and group lessons, from audiovisual recording before and after the implementation of strategies, from interviews to teachers of different subjects of music education and through scores for the students to practice sight-reading, which will be presented and analyzed through this report.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45191
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tiago Manuel Carneiro Marques.pdf
Acesso restrito!
5,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID