Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45180
Título: | O cinema como estratégia de motivação e aprendizagem no ensino das ciências musicais e formação musical |
Outro(s) título(s): | The cinema as a strategy of motivation and learning in the education of musicology and music education |
Autor(es): | Oliveira, Victor Thadeu Reis |
Orientador(es): | Lessa, Elisa Maria |
Palavras-chave: | Música Cinema Imagens Ensino Music Education |
Data: | 3-Jan-2017 |
Resumo(s): | Este relatório faz uma síntese de todo o trabalho realizado no âmbito do Mestrado em
Ensino da Música, na variante das Ciências Musicais. A Prática de Intervenção Pedagógica
Supervisionada envolveu alunos de duas turmas diferentes, ambas pertencentes a escola
Companhia da Música, localizada na cidade de Braga.
Com o título O Cinema como Estratégia de Motivação e Aprendizagem no Ensino das
Ciências Musicais e Formação Musical , o projeto parte da problemática sobre a utilização de
novas ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem da música, no caso, das disciplinas de
Formação Musical e História da Cultura e das Artes.
Os desenvolvimentos tecnológicos e o acesso cada vez mais fácil e rápido à informação
a que estamos imersos nos dias de hoje fazem com que o modelo de ensino tradicional já não
seja vista como único meio de transmissão e retenção do conhecimento. Desde o seu
surgimento, o cinema sempre demonstrou um enorme potencial também no que diz respeito ao
papel de instruir e ensinar. Apesar de não ser novidade, o emprego do cinema nas salas de aula
ainda encontra alguma resistência. À luz das pesquisas envolvendo cinema e educação, este
trabalho estuda todo o processo que compreende a conversão do cinema em instrumento de
ensino e identifica várias possibilidades quanto ao emprego do cinema nas aulas de música. This report is a brief summary of all the work done in the Master’s in Music Teaching, in the variant of Music Sciences. The Supervised Educational Intervention Practice involved students from two different classes, both belonging to the Companhia da Música, located in the city of Braga. Entitled The Cinema as a Strategy of Motivation and Learning in the Education of Musicology and Music Education, the project arises from the reflection about the use of new tools to support teaching and learning music, in this case, of Musical Training courses and History of Culture and Arts. Technological developments and the easier access to the vast information we are immersed nowadays, makes the traditional teaching model no longer seen as the only means of conveying and retention of knowledge. Since its appearance, cinema has always shown great potential in regard to the role of instructing and teaching. Besides the fact that the use of film in classrooms isn’t something new, it still finds some resistance. Considering the cinema and education research, this work studies all the processes involving the conversion of cinema into a teaching instrument and identifies several possibilities regarding its appliance in music classes. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45180 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Victor Thadeu Reis Oliveira.pdf Acesso restrito! | 2,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |