Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44249

TítuloEscalando o pódio: a performatividade académica no ensino secundário
Autor(es)Torres, Leonor Lima
Palhares, José Augusto
Palavras-chaveExcelência académica
Cultura organizacional escolar
Liderança
Academic excellence
School organizational cultures
Leadership
DataJan-2016
EditoraAssociação Portuguesa de Sociologia (APS)
Resumo(s)Discutimos neste texto o processo de construção da excelência académica na escola pública portuguesa a partir de uma análise ancorada em três escalas de observação: macro (políticas de regulação da educação); meso (efeito-estabelecimento, designadamente as dimensões da gestão e liderança); e micro (percursos escolares e não-escolares a partir de experiências juvenis). Por um lado, a abordagem incidirá sobre uma noção mais ampla do quotidiano educativo, para além das lógicas da cultura escolar e dos modos de regulação oficiais do sistema de ensino; por outro lado, o design metodológico privilegiará o estudo em profundidade do fenómeno a partir de quatro estudos de caso, elegendo como população-alvo o universo de alunos com desempenhos excelentes (classificações iguais e superiores a 18 valores, numa escala de 0 a 20 valores), em contraponto com uma amostra representativa de alunos não excelentes pertencentes às escolas selecionadas. Do extenso corpus empírico disponível, serão mobilizados os dados de um inquérito por questionário administrado a uma amostra de 1022 alunos de 4 escolas com ensino secundário, entrevistas grupais (focus group) e individuais a alunos, num total de 40. Os resultados apontam para a relevância de múltiplos fatores na fabricação da excelência: as aprendizagens informais (e não formais), o projeto pessoal e o trabalho escolar no interior da escola e as estratégias de gestão organizacional e pedagógica como investimento na construção de uma elite escolar.
This paper discusses the construction process of academic excellence in the Por - tuguese state school from an analysis anchored in three scales of observation: 615 macro (regulatory policies of education); meso (school effect, particularly the dimensions of management and leadership) and micro (school and non-school pathways and experiences of students). On one hand, the approach will focus on a wider notion of daily school life, beyond the logic of the school culture and official modes of regulation of the educational system; on the other hand, the methodological design will focus on study of the phenomenon from four case studies, choosing as a target all students with excellent performances, opposing them to a representative sample of non-excellent students from the four schools selected. We will mobilize data from a survey of 1022 students from 4 schools with secondary education, focus group and individual interview, involving 40 students. The results show the impact of multiple factors in the construction of excellence: the informal and non-formal learning, the individual project of life and school work, the strategies of organizational and pedagogical management as investment in production of a school elite
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44249
Versão da editorahttp://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/DPR45f990cfec622_1.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
comunicacao.pdf1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID