Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44246

TítuloA leitura literária em contexto escolar: um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Literary reading in schools: a study of students in the 3rd cycle of basic education
Autor(es)Alves, Elisabete Maria Teixeira
Orientador(es)Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
Palavras-chaveLeitura literária
Leitores literários
Escola
Literary reading
Literary readers
High school
Data2016
Resumo(s)Os documentos oficiais reguladores do ensino do Português – Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, 2012 e Programa de Português do Ensino Básico, 2009 – transferem a leitura literária para um campo especial de abordagem – o domínio da Educação Literária – onde sobressai o inegável valor do texto literário não só na promoção e desenvolvimento da intelectualidade do aluno, como também na formação da sua identidade e integridade. A preocupação em trazer o tema à discussão justifica-se por observarmos uma resistência clara dos nossos alunos a uma experiência de leitura que acreditamos ser essencial à sua formação. Deste modo, a compreensão das circunstâncias que explicam a relação dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico com a leitura literária, na tentativa de perceber o que dificulta/facilita a formação de leitores literários, em contexto escolar, é o propósito que subjaz a esta investigação. Assim, o estudo que aqui se materializa teve como objetivos norteadores: (i) problematizar o papel da escola na formação do leitor literário; (ii) caracterizar os aspetos da didática da leitura valorizados pelos alunos; (iii) caracterizar contextos críticos de socialização para a leitura literária experienciados pelos alunos, nomeadamente, a família, a escola e o grupo de pares; (iv) Identificar algumas dimensões das práticas de leitura literária dos alunos, nomeadamente no que diz respeito aos seus objetivos, objetos, frequência e contextos privilegiados. As principais conclusões alcançadas são as seguintes: a) os alunos não gostam de ler na escola, porque os textos literários não são do seu interesse; b) os estudantes reconhecem os contributos da leitura literária para o seu desenvolvimento pessoal; c) no momento de estudar um texto literário, a maioria dos alunos está muito dependente dos comentários e apontamentos dos professores sobre os textos; d) as atividades de leitura não são práticas comuns nas vivências interpares dos inquiridos.
The official documents regulating the teaching of Portuguese - Goals for Portuguese in Basic Education, 2012 and Portuguese Basic Education Programmes, 2009 - have shifted literary reading to a special field of focus – the area of Literary Education. Here, prominence is given to the undeniable value of literary texts both in fostering the students’ intellectual development and in shaping their identity and integrity. The interest in raising the topic for discussion is justified by having observed a clear resistance on the part of our students to an experience of reading that we believe is essential to their education. Therefore, the underlying purpose of this research is to understand the circumstances that explain the relationship that students of the 3rd cycle of basic education have with literary reading in an attempt to see what hinders/facilitates the making of literary readers in schools. Moreover, the democratic, reflective and transforming view taken by this study has these guiding objectives:(i) to examine the role of schools in shaping literary readers; (ii) to characterise the aspects of the teaching of reading valued by students; (iii) to characterise the critical socialisation contexts for literary reading experienced by students, notably the family, the school and the peer group; (iv) to identify certain areas of literary reading practices of students, with particular emphasis on objectives, purposes, frequency and favoured contexts. The main conclusions drawn are: a) students do not like reading in school, because they are not interested in literary texts; b) students recognise the contribution literary reading makes to their personal development; c) when they are studying a literary text, most students rely heavily on comments and notes that teachers make on the texts; d) reading activities are not widely engaged in by the respondents’ peers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44246
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Elisabete Maria Teixeira Alves.pdf3,96 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID