Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44182

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Virgíniopor
dc.contributor.authorSousa, Maria João Silvapor
dc.date.accessioned2017-01-06T11:10:39Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44182-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)por
dc.description.abstractA formação é um instrumento cada vez mais essencial ao desenvolvimento, atualização e aperfeiçoamento das competências e técnicas dos profissionais. Deste modo, é essencial avaliar as práticas associadas à formação para concluirmos até que ponto estas respondem às necessidades sentidas pelos profissionais. Desta forma, este relatório propõe-se a avaliar as práticas da Câmara Municipal de Entre Rios. A presente investigação baseou-se no modelo de avaliação de Kirkpatrick (1959), uma abordagem que se propõe a avaliar quatro dimensões: a reação dos participantes na formação; as aprendizagens efetuadas; comportamentos no contexto de trabalho e os resultados da formação. Esta avaliação foi concretizada com recurso a várias técnicas de recolha de dados, principalmente com a aplicação de Inquéritos por Questionário aos funcionários e de entrevistas aos responsáveis pelas várias Unidades Orgânicas. Como não poderia deixar de ser, foi também realizada uma entrevista à responsável pelo Gabinete de Gestão da Qualidade e Auditoria Interna, uma vez que todos os assuntos de formação são da responsabilidade deste gabinete. Dos resultados obtidos com a investigação, os funcionários mostram-se satisfeitos com as ações de formação e admitem ainda colocar os conhecimentos em prática. O mesmo é admitido pelos responsáveis. No entanto, ainda existem algumas lacunas em certas dimensões associadas à formação, como se pode verificar na análise dos Inquéritos e das entrevistas realizadas.por
dc.description.abstractFormation is a growing instrument that is essential to development, update and improvement of the techniques and skills of the professionals. Thus, it is essential to measure the techniques associated to formations, in order to reckon if these are a good and fitting answer to the necessities felt by the professionals. This way, this report proposes to evaluate the techniques of the Town Council of Entre Rios. The present investigation was based on the model of evaluation of Kirkpatrick (1959), one approach that proposes to evaluate four dimensions: the reaction of the participants on formation; the apprenticeship achieved; behaviors on the context of work and the results of the formation. This evaluation resorted to a wide number of techniques of data collection, mainly with the application of Surveys by questionnaire to the employees and by interviews to the responsible of the different Organic Units. As it should be, It was also performed an interview to the responsible of the Office of Management of Quality and Internal Auditing, since all the matters of formation are of this office responsibility. From the results of the investigation, the employees showed themselves pleased with the actions of formation and acknowledged to put the acquirements in practice. The same is acknowledged by the responsible. However, there are still a few gaps in some dimensions associated to formation, as we can see through the analyses of Surveys and the performed interviews.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titleA avaliação da formação na Câmara Municipal de Entre Riospor
dc.title.alternativeEvaluation of training in town council of Entre Riospor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201338998por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio Maria João.pdf
Acesso restrito!
3,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID