Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44130

TítuloA aprendizagem cooperativa e o ensino das ciências: uma experiência em sala de aula com alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Cooperative learning and teaching of science: an experience in the classroom with students of 1st and 2nd cycle
Autor(es)Sousa, Catarina Cláudia Sá Silva
Orientador(es)Afonso, Ana Sofia
Palavras-chaveAprendizagem cooperativa
Investigação em grupo
Luz
Microbiologia
Cooperative learning
Group research
Light
Microbiology
Data2015
Resumo(s)Este estudo centrado na Aprendizagem Cooperativa, procurar analisar as quais as perceções dos alunos acerca desta e quais os benefícios da sua implementação no processo de ensino e aprendizagem dos temas “luz” e “microbiologia”, com alunos do 3.º e 6.º ano, respetivamente, utilizando para o efeito a técnica investigação em grupo. Deste modo procurarse- á responder às seguintes questões: Q1) Quais as perceções dos alunos acerca da Aprendizagem Cooperativa? Q2) De que forma é que a Aprendizagem Cooperativa contribui a aprendizagem do domínio concetual? Adotou-se uma metodologia de investigação com base em questionários, aplicados antes e após a intervenção. Os resultados obtidos indicam que os alunos do 3.º ano de escolaridade alteraram as suas perceções relativamente ao trabalho de grupo. Já os alunos do 6.º ano mantêm ideias quase inalteradas. No que diz respeito à evolução concetual dos alunos, verificouse uma evolução, sendo que os alunos demonstraram na generalidade, aquisição de conhecimentos nos temas supracitados. Note-se que no decorrer das diferentes intervenções foi possível verificar uma atitude diferente por parte dos alunos face ao trabalho em grupo, especialmente os do 3.º ano de escolaridade, sentindo-o como um processo de construção partilhada do conhecimento.
This study focuses on the use of cooperative learning strategies in science classes. It aims at analyzing student’s perception about cooperative work and its contribution to the development of students’ understanding of the themes: “light” and “microbiology”, The study was carried out with students in the 3rd and 6th grades and data was collected by means of questionnaires, applied before and after the intervention. Results suggest that the implementation was successful with students on the 3rd grade: they changed their perceptions about group work and evolved in their conceptions about light. On the other hand, 6th grade students maintain their ideas about cooperative work almost unchanged. Regarding their understanding about microbiology, the results suggest that the teaching strategy contributed to a better understanding of the theme. Suggestions for future work are presented.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44130
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catarina Cláudia Sá Silva Sousa.pdf
Acesso restrito!
3,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID