Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43979
Título: | Relação entre a prática do desporto escolar e o rendimento académico |
Outro(s) título(s): | Relationship between school sports practice and academic performance |
Autor(es): | Leite, Tiago Filipe Ferreira |
Orientador(es): | Moreira, Carla Marisa Maia Santos, Rute |
Palavras-chave: | Desporto escolar Educação física Estágio Rendimento académico School sport Physical education Internship Academic performance |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O relatório de estágio (RE) insere-se no plano de estudos do Mestrado em Ensino de
Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade do Minho e pretende clarificar
toda a prática de ensino supervisionada.
O estágio pedagógico (EP) é marcado pela multiplicidade de aprendizagens adquiridas e
experiências vividas, no qual se coloca em prática toda a componente teórica que nos foi facultada,
passamos de aluno a docente.
Este RE é constituído por três componentes: pessoal, institucional e pedagógica. No
enquadramento pessoal menciono o gosto pelo desporto (como surgiu) e descrevo as minhas
expetativas relativamente ao EP. O enquadramento institucional contém a caraterização do meio
envolvente, da escola e da turma que me foi atribuída. O enquadramento pedagógico envolve três
áreas: Área 1 – Organização e gestão do ensino e da aprendizagem (engloba a conceção,
planeamento, realização e avaliação do ensino); Área 2 – Participação na escola e relação com a
comunidade educativa (refere as atividades desenvolvidas pelo núcleo de estágio) e Área 3 –
Investigação e desenvolvimento profissional.
Relativamente à parte investigativa, o estudo teve como objetivo principal verificar se existe
alguma relação entre a prática de Desporto Escolar (DE) e o Rendimento Académico (RA). A
amostra foi constituída por 288 alunos do 5º e 7º anos de escolaridade, pertencentes a uma
escola pública do concelho de Braga, com uma média de idades de 11.32±1.14 anos. Os alunos
praticantes de DE foram identificados através de um questionário. O RA foi calculado pela média
aritmética das notas obtidas pelos alunos, no final do 1º Período. Para o procedimento estatístico
foi utilizado o programa Statistical Package for the Social Sciences. Foi utilizado o coeficiente de
correlação de Spearman para verificar a existência de correlação entre as variáveis estudadas. No
que concerne aos resultados, verificou-se que: (i) não existe a correlação entre a prática de DE e
o RA (p>0,05); (ii) os alunos praticantes de DE do sexo feminino apresentam melhor RA do que
as não praticantes; (iii) os alunos que frequentam o 5º ano de escolaridade e praticam DE
apresentam melhor RA do que os não praticantes; (iv) os praticantes de DE apresentam melhor
nota a Educação Física (EF) do que os não praticantes. The Internship Report (IR) makes part of the curriculum of the Master's degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Minho and its aim is to clarify the whole practice of supervised education. The educational internship (EI) is marked by the multiplicity of acquired learning and experiences, in which we put into practice every theoretical component that was provided to us. We went from student to teacher. This IR consists of three main components: personal, institutional and pedagogical. In the personal framework I mention my interest for sport (how it developed) and describe my expectations regarding the EI. The institutional framework contains the characterization of the surroundings, the school and the class that I was assigned. The pedagogical framework involves three areas: area 1- teaching and learning organisation and management (includes design, planning, implementation and education evaluation); area 2 – participation in school and relationship with the educational community (it refers to the activities developed by the core of the training course) and area 3 – research and professional development. Concerning the research part, the study aimed to verify whether there is any relationship between the practice of School Sport (SS) and Academic Performance (AP). The sample consisted of 288 pupils of the 5th and 7th grades, belonging to a public school in the municipality of Braga, with an average age of 11.32 ± 1.14. The students who practise SS were identified through a questionnaire. The AP was calculated using the arithmetic average of the grades obtained by students, at the end of the first term. For the statistical procedure we used the programme Statistical Package for the Social Sciences. Spearman's rank correlation coefficient was used to verify the existence of a correlation between the variables studied. With regard to the results, it was found that: (i) there was no correlation between the practice of SS and AP; (ii) female students practicing SS show better AP than non-practitioners; (iii) 5th level students who practise SS present best AP than non-practitioners; (iv) the practitioners of SS get best grades at Physical Education than non-practitioners. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43979 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tiago Filipe Ferreira Leite.pdf Acesso restrito! | 1,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |