Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43945
Título: | Estudo de padrões de digitação de escalas: uma estratégia para promover o domínio do diapasão da guitarra clássica no ensino artístico especializado |
Outro(s) título(s): | The study of scales typing patterns: a strategy to promote the fretboard on the classical guitar education |
Autor(es): | Costa, André Pires Morais da |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló |
Palavras-chave: | Escalas Padrões CAGED Digitação Braço da guitarra Scales Patterns Typing Fretboard |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente projeto foi aplicado no Conservatório de Música de Vila do
Conde em Portugal e teve como objetivo verificar a importância da
aprendizagem de padrões de digitação de escalas específicos no estudo
erudito da Guitarra clássica.
A importância da prática regular do instrumento para uma melhoria da
performance musical foi um tema amplamente abordado ao longo de todo o
trabalho e constitui um dos aspetos mais relevantes do mesmo. Para o efeito,
foram elaborados um conjunto de exercícios adaptados do CAGED System, e
aplicados a uma amostra constituída por oito alunos com idades
compreendidas entre os 6 e os 18 anos.
O processo de aprendizagem dos padrões de digitação de escalas foi
dividido, inicialmente, em duas fases: de intervenção e posteriormente
completadas com mais dois workshops.
Foram também aplicados três questionários aos alunos, com o objetivo
de perceber o impacto da aprendizagem dos diferentes padrões de digitação
de escalas específicos num contexto de aprendizagem erudito da Guitarra
clássica. Vários autores foram consultados ao longo desta investigação a fim
de se fundamentar uma maior correspondência entre a música, a linguagem,
os padrões e a aprendizagem, o que justifica a importância da escolha deste
tema.
Por fim, são realçados os pontos fortes e frágeis do presente estudo,
sendo igualmente fornecidas sugestões para que os padrões de digitação de
escalas se revelem ser uma ferramenta positiva para estimular a sensibilidade
auditiva e visual dos alunos. This project was enforced in Conservatório de Música de Vila do Conde in Portugal and its main goal was to understand the impact of the learning process of specific scales digitation patterns when studying classical guitar. The importance of the regular practice of an instrument for an improvement of the musical performance was largely approached on this project and it is a main feature of it. During this research a set of exercises were conducted, adapted from the CAGED System, and applied to a sample group formed by eight students between the ages of six to eighteen years old. The learning process of the scales digitation patterns was divided in two phases: the intervention, later complemented with two workshop sessions. During this project three questionnaires were conducted with the students, in order to realize the impact of the apprenticeship of this specific scales digitation patterns in the schooling of erudite guitar. A vast number of authors were consulted during the construction of this project with the objective of connecting different areas: music, language, patterns and apprenticeship, enhancing the importance of this study. The scales typing patterns proved to |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43945 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
André Pires Morais da Costa.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |