Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43607

TítuloTransporte ativo para a escola: estudo descritivo quanto ao género em crianças do 8º ano
Outro(s) título(s)Active commuting to school: descriptive study among different genders in children of 8th grade
Autor(es)Leite, Diana Bastos
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveTransporte ativo
Escola
Crianças
Género
Active commuting
School
Children
Gender
Data2015
Resumo(s)Considero que a Educação Física tem como compromisso com a escola a educação do corpo expressa no movimento, e eu tenho como compromisso com os meus alunos, a educação da mente expressa no corpo. Procuro a consolidação e elevação da disciplina na escola, promovendo a formação integral do aluno, criando um ambiente de cooperação, respeito, cidadania e autonomia dentro e fora do espaço de aula, de forma a que os seus interesses sejam atendidos e necessidades suprimidas. Uma das necessidades preeminentes é o combate ao sedentarismo da sociedade moderna que está a afetar as crianças e os adolescentes, sendo um dos diversos fatores que contribui para a sedentarização, a redução dos esforços físicos na deslocação para a escola. Cabe então a nós professores, investigadores, educadores e pais dar um passo no sentido de contrariar essa tendência e promover o transporte ativo para a escola, trilhando percursos que incluam a atividade física no quotidiano das crianças e jovens, preservando a saúde e aumentando a qualidade de vida. É um dos objetivos desta investigação caminhar nesse sentido; além de estudar os padrões de mobilidade de alunos do oitavo ano de duas escolas de Barcelos, ambiciona-se ainda estabelecer a relação entre as caraterísticas do transporte usado pelos alunos do género masculino e feminino. Foi aplicado um inquérito por questionário nas aulas de educação física a uma amostra de 228 alunos do 8º ano de escolaridade com idades entre os 12 e os 16 anos. O questionário utilizado designa-se “Transporte ativo e rotinas”. Trata-se de um estudo quantitativo com uma análise descritiva dos resultados e para a análise estatística dos dados foi utilizado o programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Aproximadamente um terço dos alunos inquiridos utiliza o transporte ativo para a deslocação casa-escola, não se registando grandes diferenças entre os géneros, sendo as raparigas as que se deslocam mais a pé.
I believe that Physical Education is committed to school providing the education of the body expressed in the movement, and I'm committed to my students, providing the education of the mind expressed in the body, creating an environment of cooperation, respect, citizenship and autonomy within and outside of class space so, that their interests are met and needs suppressed. One of the preeminent needs is the combat against sedentary lifestyle of modern society that is affecting children and adolescents, being one of the several factors contributing to this harmful lifestyle, the reduce physical effort of traveling to school. It is then up to us teachers, researchers, educators and parents take a step to counter this trend and promote active commuting to school, treading paths that include physical activity in the daily lives of children and youth, preserving the health and increasing the life quality. It is one of the goals of this research to move in this direction; besides studying the mobility patterns of the eighth year students of two schools of Barcelos, we also aim to establish the relationship between the characteristics of the transport used by students of different gender. A survey questionnaire was applied in physical education classes to a sample of 228 students of the 8th grade aged between 12 and 16 years. The questionnaire used is called "Active Transport and Routines". It is a quantitative study with a descriptive analysis of the results and for the statistical analysis we used the SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Approximately one third of the students use active transportation to home-school, there weren’t major differences between the genders, being girls who walked more.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade Profissional de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43607
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diana Bastos Leite.pdf2,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID