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https://hdl.handle.net/1822/43561
Título: | O jogo como ferramenta de aprendizagem: atividades de promoção do jogo simbólico |
Outro(s) título(s): | Play as a learning tool: symbolic play promotion activities |
Autor(es): | Vieira, Sara Margarida Gonçalves |
Orientador(es): | Lopes, Luís Carlos Oliveira Pereira, Beatriz Oliveira |
Palavras-chave: | Jogo simbólico Ferramentas de aprendizagem Atividades de promoção Symbolic play Learning tools Promotion activities |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório surgiu no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino
Supervisionada, que por sua vez é parte integrante do ciclo de estudos do Mestrado em Educação
Pré-Escolar, ministrado no Instituto de Educação da Universidade do Minho, e tem como título O
jogo como ferramenta de aprendizagem: atividades de promoção do jogo simbólico.
O título do projeto de intervenção pedagógica foi escolhido após constatar e cruzar as
necessidades e interesses do grupo de crianças em valência de jardim-de-infância, com os
interesses do grupo de crianças em valência de creche. Assim, com este projeto pretendi cumprir
os seguintes objetivos: Enriquecer várias áreas com materiais diversificados que promovam o jogo
simbólico, proporcionar experiências de aprendizagem através de materiais indutores do jogo
simbólico, construir materiais e adereços mediadores do jogo simbólico e estimular e desenvolver
capacidades de expressão e de resolução de problemas.
O Projeto de Intervenção Pedagógica seguiu a metodologia do modelo curricular
High/Scope, centrando-se nos interesses e necessidades das crianças e tentando responder da
melhor maneira a estes.
No que concerne aos resultados obtidos foi possível perceber, através de gráficos,
fotografias, registos de incidentes críticos e reflexões, que as crianças diversificaram o jogo
simbólico e que os objetivos propostos foram cumpridos.
Por fim, o Projeto de Intervenção Pedagógica permitiu demonstrar que o jogo simbólico
pode constituir uma ferramenta de aprendizagem significativa. The current report emerged within the Curricular Unit Supervised Teaching Practice, which is part of the course of study in the Masters of Pre-School Education, ministered in Institute of Education at University of Minho, and is entitled Play as a learning tool: symbolic play promotion activities. The title of the Project of Educational Intervention was chosen after finding and crossing the needs and interests of the kindergarden group of children. There so, with this project, I wanted to fulfill the following goals: enrich several areas with diversified materials that promote the symbolic play, provide learning experiences through symbolic play inductor materials, build inductor materials and props that induce symbolic play and stimulate and develop expression and problem solving. The Project of Educational Intervention followed the teaching methodology of High/Scope curricular model, focusing on the needs and interests of the children and trying to respond to them in the best way possible. As far as the obtained results is concerned, was possible to understand, through graphics, photos, critical incidents register and reflections, that the children’s symbolic play became more diversified and the goals proposed were achieved. Lastly the Project of Educational Intervention allowed showing that the symbolic play might constitute a significant learning tool. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43561 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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