Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43478

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Carla Marisa Maiapor
dc.contributor.advisorSantos, Rutepor
dc.contributor.authorFernandes, João Carlos Lobopor
dc.date.accessioned2016-12-16T09:42:45Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43478-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractA realização deste relatório de estágio de cariz individual insere-se no plano de estudos correspondente ao grau de mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário atribuído pela Universidade do Minho, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Este teve como propósito identificar o enquadramento pessoal pedagógico e científico, relacionando a intervenção como Professor estagiário com a elaboração do projeto de trabalho. Este documento contém 3 partes distintas, que aparecem interligadas e são descritas de seguida. A primeira fase inclui o enquadramento pedagógico onde está inserida a organização e gestão do ensino-aprendizagem, particularmente a sua conceção, planeamento, realização e a avaliação do ensino. Numa segunda fase insere-se toda a participação como Professor de uma turma de 7º ano bem como a minha relação com a comunidade escolar. Para a terceira e última fase patenteia o enquadramento científico que abarca um projeto de investigação realizado no ambiente escolar. Este focou-se na análise das diferenças no rendimento académico dos alunos (5º e 7os anos) em função da sua aptidão cardiorrespiratória, tendo contado com a colaboração de cerca de 300 alunos dos anos referidos. A análise de resultados mostra uma associação estatisticamente significativa entre as variáveis estudadas. Posto isto, provou-se que a atividade física encontra-se diretamente associada com um melhor rendimento académico.por
dc.description.abstractThe realization of this individual-oriented internship report is part of the master's study plan in Physical Education Teaching at Elementary School and Highschool from Universidade do Minho, in the Supervised Teaching Practice (PES) scope. The purpose of this study was to identify the pedagogical and scientific personnel framework, relating the intervention as a train Professor with the preparation of the work project. This document contains three distinct parts which appear interlinked and are described below. The first phase includes the pedagogical framework where the organization operates and the management of teaching and learning, particularly its conception, planning, implementation and teaching evaluation. A second phase includ the participation as teacher of a 7th grade class and my relationship with the school community. For the third and final phase is the scientific framework that covers a research project carried out in the school environment. This one focused the analysis of the academic performance differences between students (5th and 7th grades) depending on their cardiorespiratory fitness, and counted with the collaboration of about 300 students of the years referred. This study allowed us to demonstrate that adolescents with higher level of cardiorespiratory fitness had better academic performance.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectAtividade fisicapor
dc.subjectEducação fisicapor
dc.subjectSucesso académicopor
dc.subjectAptidão cardiorrespiratóriapor
dc.subjectPhysical activitypor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectAcademic successpor
dc.subjectCardiorespiratory fitnesspor
dc.titleRelação entre a aptidão cardiorrespiratória e o rendimento académico: relatório de estágiopor
dc.title.alternativeRelationship between cardiorespiratory fitness and academic performancepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201270773por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
João Carlos Lobo Fernandes.pdf
Acesso restrito!
2,13 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID