Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43457

TítuloAs tecnologias da informação e comunicação na escola: o uso do Portal Positivo por alunos do 4.º ano do ensino fundamental em uma escola particular no muncípio de São Francisco de Paula
Autor(es)Marques, Lediane Pereira
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Falavigna, Gladis
Palavras-chaveAprendizagem com tecnologia no ensino fundamental
Educação fundamental com tecnologias
Portal positivo
Tecnologia na educação
Learning with technology in elementary school
Fundamental education with technology
Positive portal
Technology in education
Data2015
Resumo(s)A investigação aqui descrita é o resultado da Unidade Curricular Dissertação, integrante do segundo ano do Curso de Mestrado Trata-se de um estudo de caso com recolha e análise de dados qualitativos. O objetivo geral da pesquisa é analisar de que forma o uso do Portal Positivo e outros recursos tecnológicos existentes na escola podem contribuir para a aprendizagem de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Como justificativa, espera-se que os resultados desta pesquisa venham possibilitar aos docentes do Ensino Fundamental ampliar suas práticas com o uso das tecnologias em sala de aula, melhorando-as, e contribuindo para o sucesso da aprendizagem dos alunos. Os procedimentos, técnicas e instrumentos de recolha de dados foram organizados da seguinte forma: organização do referencial teórico e dos instrumentos, recolha de dados através de questionários e observações das atividades individuais e coletivas, seguidos de análise, interpretação e discussão dos dados. Os participantes da pesquisa foram dez alunos, sete professores e dez familiares, tendo sido o critério de escolha o acesso privilegiado e consentido. Dentre os autores citados no marco teórico estão: Gomes, (2003, 2008) e Silva (2013) que definem a evolução das tecnologias e suas gerações; Kenski (2008) que define técnicas, tecnologias e tipos de tecnologias; Prensky (2001) que traz os conceitos das novas gerações de “nativos digitais”; Lévy (1999) e Perrenound (2000) com as definições de conhecimentos diferenciados da atual sociedade (linguagem oral, escrita e digital); Moran (2011) com os conceitos de aprendizagens em tempos e espaços diferenciados, bem como a motivação do professor e do aluno que também são abordados por Lourenço e Paiva (2010) e Knuppe (2000); Goleman (1995) que aborda as questões do campo emocional e suas inteligências. Após a análise dos dados obtidos e da reflexão sobre o marco teórico, é possível observar que os resultados apresentados estão de acordo com os objetivos propostos inicialmente. Tanto pais, professores e alunos compreendem que há uma contribuição significativa do Portal Positivo para a aprendizagem dos alunos, bem como de outros recursos tecnológicos também utilizados no contexto escolar.
The research described here is the result of the Curricular Unit of Dissertation, an integrant part of the second year of the Master Course. This is a case study with collection and analysis of qualitative data. The overall objective of the research is to examine how the use of Positive Portal and other existing technological resources in school can contribute to the learning of students in the 4th year of Elementary School. As justification, it is expected that the results of this research will enable teachers of Elementary School expand their practices with the use of technology in the classroom, improving them, and contributing to the success of student learning. Procedures, techniques and data collection instruments were organized as follows: organization of the theoretical framework and instruments, data collection through questionnaires and observations of individual and collective activities, followed by analysis, interpretation and discussion of the data. Survey participants were ten students, seven teachers and ten families and the criterion for choosing was the privileged and authorized access. Among the authors cited in the theoretical framework are: Gomes (2003, 2008) and Silva (2013) that define the evolution of technologies and their generations; Kenski (2008) defining techniques, technologies and types of technologies; Prensky (2001) which brings the concepts of new generations of "digital natives"; Levy (1999) and Perrenound (2000) with the definitions of differentiated knowledge of current society (oral, written and digital language); Moran (2011) with the concepts of learning in different times and spaces, as well as the motivation of the teacher and the student are also covered by Lawrence and Paiva (2010) and Knuppe (2000); Goleman (1995) who addresses the issues of the emotional field and their intelligence. After analyzing the data and reflecting on the theoretical framework, we can see that the results are consistent with the objectives initially proposed. Both parents, teachers and students understand that there is a significant contribution of the Positive Portal for student learning, as well as other technological features also used in the school context.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43457
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lediane Pereira Marques.pdf
Acesso restrito!
5,78 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID