Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43451

TítuloFour essays in economics of education
Outro(s) título(s)Quatro ensaios em Economia da Educa ção
Autor(es)Sousa, Sandra Isabel Portas de
Orientador(es)Portela, Miguel
Sá, Carla Angélica da Silva Pinto de
Data9-Set-2016
Resumo(s)This thesis comprises four essays in economics of education. The first two essays are focused on the returns of accumulated human capital, in which the Quadros de Pessoal dataset is used. The first essay examines the evolution of returns to education for Portuguese workers during the period 1986{2009. In order to address the possible estimate bias due to the endogeneity, the education is instrumented by the quarter of birth and by the changes in the Portuguese compulsory schooling laws. In addition, a new instrumental variable is proposed: average education by region in the year in which individual entered school. Also in the context of the returns to education, in the second essay, the existence and size of human capital spillovers at different levels of analysis (firm, regional and inter-regional) is investigated, allowing to understand how the interactions among Portuguese workers can be determinant of differences in individual wages. Furthermore, the aggregated human capital is measured in three different ways: average education, share of high qualified workers and an adjusted multi-dimensional skill index. To control to the imperfect substitutability across workers, two qualification groups of workers are considered. Using a matched employer-employee dataset for the period 2002-2009 complemented by variables at county level from other sources, augmented Mincerian wage equations are estimated using different estimation methodologies. The third and fourth essays focus on the human capital accumulation process and the MISI and JNE Statistics datasets are used. The third essay analyses the determinants that influence the students' achievement of secondary education and, in addition, estimates the school value-added. It is given greater emphasis to the analysis of the class size e effect on students' achievement. For these purposes, a multilevel variance component model, with 3 levels: student, class and school, in a value added perspective, is applied. Additionally, the results obtained from the methodologies that are commonly used in academic work on performance assessment schools, Data Envelopment Analysis (DEA) and multilevel modelling, are compared. Finally, the fourth essay examines which observable teachers' characteristics, who teach Mathematics and Portuguese in the secondary education, influence the achievement gains of their students, taking into account a whole set of other factors that influence its progression, such as student's characteristics and class size. A value-added approach that adjusts for teacher fixed-effects is applied.
Esta tese inclui quatro ensaios em Economia da Educação. Os dois primeiros ensaios centram-se na rendibilidade do capital humano agregado, nos quais é usada a base de dados “Quadros de Pessoal". O primeiro ensaio analisa a evolução da rendibilidade da educação para os trabalhadores portugueses durante o período de 1986-2009. Com a finalidade de solucionar o possível enviesamento das estimativas devido à endogeneidade, as variáveis trimestre de nascimento e alterações na legislação portuguesa sobre a escolaridade obrigatória são utilizadas como instrumentos para a educação. Adicionalmente, é proposta uma nova variável instrumental: educação média por região no ano em que o individuo entra na escola. Ainda no contexto da rendibilidade da educação, no segundo ensaio avalia-se a existência e a dimensão das externalidades do capital humano, em diferentes níveis de análise (empresa, regional e inter-regional), permitindo compreender de que forma a interação entre os trabalhadores portugueses podem ser determinantes nas diferenças salariais entre os trabalhadores. O capital humano agregado é medido de três formas diferentes: escolaridade média, percentagem de trabalhadores qualificados e um índice multidimensional de habilidade (skill index). Para controlar para a substituibilidade imperfeita entre os trabalhadores são considerados dois grupos de acordo com as suas qualificações. Usando uma base de dados empregador-empregado para o período 2002-2009 complementada com variáveis ao nível do concelho provenientes de outras fontes, é estimada uma equação salarial Minceriana à qual é acrescentado o termo do capital humano agregado, usando diferentes metodologias. O terceiro e quarto ensaios centram-se no processo de acumulação de capital humano, nos quais são usados dados da MISI e do JNE. O terceiro ensaio analisa os fatores que influenciam o progresso dos alunos do ensino secundário. Para além disso, estima o valor acrescentado da escola. É dada maior enfase à análise do efeito da dimensão da turma no desempenho do aluno. Para tal, é utilizado um modelo multinível de componentes da variância com 3 níveis: aluno, turma e escola, numa perspetiva de valor acrescentado. Adicionalmente, são comparados os resultados obtidos a partir das metodologias geralmente usadas na investigação académica sobre a avaliação do desempenho das escolas, DEA e modelo multinível. Finalmente, o quarto ensaio avalia as características observáveis dos professores, de Matemática e Português do ensino secundário, que influenciam o desempenho dos seus alunos, tendo em conta um conjunto de outros fatores que influenciam o seu desempenho, tais como, as características do aluno e dimensão da turma. É usado o modelo em painel de efeitos-fixos para o professor, numa abordagem de valor acrescentado.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Economia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43451
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EEG - Teses de Doutoramento

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