Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43429

TítuloA ação do diretor num agrupamento de escolas com contrato de autonomia
Autor(es)Paiva, Maria José Teixeira Marcelino de
Orientador(es)Silva, Guilherme Rego da
Data2016
Resumo(s)Esta dissertação é o resultado de uma investigação realizada num agrupamento de escolas com contrato de autonomia. O presente estudo centra-se na figura do diretor do agrupamento, tal como ela é concebida pelo Decreto-Lei n.º 75/2008, com as alterações entretanto introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 137/2012. Estando em curso mudanças importantes nos modos de governação das escolas e na forma como os diferentes atores interagem entre si. Este estudo da ação do diretor ajuda-nos a compreender novas dinâmicas, desafios e estratégias na vida escolar. O nosso estudo centra-se na implementação do processo de autonomia, em particular na escola-piloto escolhida. Procuramos saber qual tem sido o impacto no funcionamento da mesma e quais têm sido os aspetos mais (des)valorizados no contrato. Para o efeito pretendemos conhecer a opinião dos intervenientes, nomeadamente dos elementos da equipa de acompanhamento local, docentes, órgãos de gestão e, principalmente, do diretor da escola. Tão importante como encontrar resultados é compreender o processo e saber como as coisas acontecem através das experiências e perspetivas dos atores. Assim, desenvolvemos a nossa investigação na tentativa de encontrar respostas através de uma base científica de aplicação de métodos de recolha e análise de dados. Recorrendo a uma perspetiva de análise política e estratégica, o estudo procura associar as funções e papéis do diretor às transformações dos modos de regulação das escolas. O relatório foca o tópico “autonomia das escolas” e a forma como o mesmo pode ser interpretado a nível da direção escolar. O trabalho está dividido em três capítulos, para além da introdução e da conclusão. Na introdução, fazemos uma breve referência ao tema e justificação, bem como à formulação do problema. No primeiro capítulo, fazem-se as referências teóricas, recorrendo-nos do modelo burocrático e político, autonomia, tipos de liderança conceito de gestor/diretor. Assim (capítulo segundo), do ponto de vista empírico, o trabalho assenta numa metodologia de investigação, cujo caráter seja predominantemente qualitativo, mas que permita a utilização de técnicas quantitativas. Centrando-se no estudo do diretor, os instrumentos de recolha de dados que adotamos, foi o inquérito por questionário e a análise documental, pois, tiveram por um lado, a intenção de mostrar quais os desafios que se colocam ao diretor no atual regime de administração e gestão; e, por outro lado, tiveram como objetivo a demonstração de quais as ações estratégicas por si utilizadas para delinear o seu campo de ação. No último capítulo (terceiro), efetuamos a análise e interpretação dos resultados da investigação. O estudo permite concluir que, na escola, há margem para que o diretor reinvente formatos organizativos, com vista à melhoria dos processos e resultados escolares. E há também espaços de liberdade para a reestruturação dos papéis e padrões relacionais dentro da organização. É, no entanto, recomendável, que esforços internos de melhoria se conjuguem, de modo coerente, com incentivos externos, nomeadamente do poder central, para tornar possível o fim último da escola: o aumento da qualidade do serviço público de educação.
This dissertation is the result of an investigation held in a pool of schools with autonomy contract. The present study focus in the school group director, such as she/he is designed by the decree law n.º 75/2008, with the recent alterations meanwhile introduced by the decree law n.º 137/2012. Being in course important changes in the way schools are being governed and in the different ways actors interact between themselves. This study of the director’ (headmaster or head teacher) action, help us to understand new dynamics, challenges and strategies in the school’ life. Our study focus in the implementation of the autonomy process, particularly in the chosen pilotschool. We seek to know what has been the impact on the functioning of the same and which have been aspects more (de)valued in the autonomy contract. For the effect we seek to know the opinion of the players, elements of the local monitoring team, teachers, management organs and, mainly, the school director. As important as finding results is to understand the process and to know how things happen through experiences and perspectives from actors. That way, we develop our investigation in trying to find answers through a science-based application methods of data collection and analysis. Using the perspective of policy and strategic analysis, the study seeks to associate the functions and roles of the director to change the regulation of schools modes. This work is divided in three chapters, besides the introduction and conclusion; in the introduction we do a short reference to the theme and its justification, as well the formulation of the problem. The first chapter does theoretical references, using the political and bureaucratic model, autonomy, types of leadership and concept of management/director. That way (chapter two), from the empiric point of view, this work is based in an investigation methodology, whose character is mainly qualitative, but allows the use of quantitative techniques. Focusing in the study of the director, the instruments to collect the data were survey questionnaire and document analysis, because they had for one side the intention to show what are the challenges put to the director in the current regime of administration and management; and, on the other side, they had as goal the demonstration of which strategic actions used by himself to delimitate their field of action. In the last chapter (third chapter), we have done the analyses and interpretation of the results from the investigation. This study allows us to conclude that, in school, there is a margin for the director to reinvent its organizational formats, to improve processes and educational outcomes. And there are also spaces of freedom for the restructuring of roles and relational patterns within the organization. It is, however, recommended that internal improvement efforts combine, in a consistent manner with external incentives, including the central government, to enable the school for its goal: increasing the quality of public education service.
Cette thèse est le résultat d'une enquête menée dans un groupe d'écoles avec l'accord d'autonomie. Cette étude se concentre sur la figure du directeur du groupe, telle qu'elle est conçue par le décret-loi n ° 75/2008, avec les modifications apportées par le décret-loi n ° 137/2012. Être dans des changements majeurs dans les cours moyens de la gouvernance des écoles et comment les différents acteurs interagissent. Ce directeur de l'action de l'étude nous aide à comprendre les nouvelles dynamiques, défis et stratégies dans la vie scolaire. Notre étude se concentre sur la mise en oeuvre du processus d'autonomie, en particulier dans l'école pilote choisi. Nous cherchons à savoir ce qui a été l'impact sur le fonctionnement de la même et qui ont été la plupart des aspects (de) a évalué le contrat. À cette fin, nous avons l'intention de connaître l'opinion des parties prenantes, y compris les éléments de l'équipe de surveillance locale, les enseignants, les organes de gestion et, en particulier, le directeur de l'école. Comme important que de trouver des résultats est de comprendre le processus et de savoir comment les choses se passent à travers les expériences et les points de vue des acteurs. Nous avons donc développé notre recherche pour essayer de trouver des réponses à travers des méthodes de collecte et d'analyse de données applications fondées sur la science. Utilisation d'un point de vue de la politique et de l'analyse stratégique, l'étude cherche à associer les fonctions et les rôles du directeur de modifier la réglementation des écoles de mode. Le rapport se concentre sur le thème "l'autonomie de l'école" et comment il peut être interprété sein de l'administration de l'école. L'ouvrage est divisé en trois chapitres, dont l’introduction et la conclusion. Dans l’introduction, nous faisons une brève référence à l'objet et la justification, ainsi que la formulation du problème. Le premier chapitre, sont les références théoriques, nous dessin au modèle bureaucratique et politique, l'autonomie, les types de leadership concept de manager / directeur. Dans le deuxième chapitre, à partir d'un point de vue empirique, le travail est basé sur une méthodologie de recherche, dont le caractère est essentiellement qualitative, mais de permettre l'utilisation de techniques quantitatives. Mettre l'accent sur le directeur de l'étude, les outils de collecte de données nous avons adoptée a été l'enquête par questionnaire et l'analyse de documents ont donc une part, destiné à montrer que les difficultés rencontrées par le directeur dans le régime actuel l'administration et la gestion; et d'autre part, ils étaient destinés à démontrer que les actions stratégiques utilisés par eux pour décrire leur compétence. Le dernier chapitre, nous avons fait l'analyse et l'interprétation des résultats de la recherche. L'étude montre que, à l'école, il est possible pour le directeur réinventer formats organisationnels, afin d'améliorer les processus et les résultats scolaires. Et il y a aussi des espaces de liberté pour la restructuration des rôles et des schémas relationnels au sein de l'organisation. Il est, toutefois, recommandé que des efforts internes d'amélioration de combiner, d'une manière compatible avec des incitations externes, y compris le gouvernement central, pour permettre à l'école le dernier moment: l'augmentation de la qualité du service public d'éducation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43429
AcessoAcesso aberto
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