Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43397

TítuloAs Tecnologias da Informação e Comunicação na Comunicação Aumentativa e Alternativa: um estudo em unidades de Educação Especial
Outro(s) título(s)Information and Communication Technologies in Augmentative and Alternative Communication: a study in special education units
Autor(es)Pinheiro, Patrícia Alexandra Loureiro
Orientador(es)Gomes, Maria João
Cruz-Santos, Anabela
Data2016
Resumo(s)Para muitas crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, as tecnologias de apoio podem ser um interface de comunicação que ajudam na funcionalidade, no controlo do meio envolvente e no domínio sócio afetivo, potenciando a aprendizagem e autonomia. Os Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa estão a renovar-se e podem usufruir das possibilidades que a tecnologia oferece. Essa renovação acarreta desafios, mas também vantagens. A presente investigação, cuja abordagem metodológica é quantitativa e exploratória, tem como objetivo fundamental apresentar a perspetiva dos professores especializados a desempenhar funções nas unidades de Educação Especial no que se refere à utilização, potencialidades e condicionantes das tecnologias da informação na Comunicação Aumentativa e Alternativa. Os resultados desta investigação revelam que estamos perante um grupo de professores utilizadores de tecnologia quer no contexto pessoal quer profissional. Contudo, esta utilização não é decorrente de formação especializada nos cursos de formação inicial, verificando-se uma escassez de formação específica na área das tecnologias e com especial enfoque na Comunicação Aumentativa e Alternativa. É neste sentido que procuram formação contínua a nível científico e pedagógico, no sentido de colmatar as lacunas existentes. Apesar disso, os resultados revelam que os profissionais conhecem diversos Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa e tecnologias de apoio nas categorias do hardware e software para a comunicação. Acrescentam que há utilização de sistemas de comunicação em suporte tecnológico nos diversos contextos de vida dos alunos, mas que a tendência de utilização diminui quando o contexto se afasta das unidades de Educação Especial, em que os alunos beneficiam do trabalho com professores especializados e ainda quando o nível de sofisticação aumenta. Os professores são unânimes quanto à importância do recurso à tecnologia associada à Comunicação Aumentativa e Alternativa, enquanto facilitadora do processo de socialização, autonomia e aprendizagem. Consideram também que os dispositivos móveis com sistemas de comunicação integrados tornam os seus utilizadores mais independentes e a implementação desses sistemas em suporte tecnológico é mais eficaz. Como fatores condicionantes que podem influenciar essa implementação identificam principalmente os conhecimentos e a formação específica dos professores especializados no domínio das tecnologias de apoio.
For many children and young people with special educational needs, assistive technologies can be a communication interface that helps functionality, control of the environment and socioaffective domain, enhancing learning and autonomy. Augmentative and alternative communication systems are being renewed and can take advantage of the possibilities that technology offers. This renovation brings challenges but also advantages. This research, which methodological approach is quantitative and exploratory, has its fundamental goal on presenting the perspective of specialized teachers concerning performing duties in special education units, regarding the use, skills and constraints of information technology, regarding alternative and augmentative communication. The results of this investigation show that we have a group of teachers that use technology in personal and professional context. Never the less, this utilization is not the result of initial training courses, lacking, frequently, this kind of specific formation concerning technology, with special focus on augmentative and alternative communication. Consequently, teachers seek scientific and pedagogical training in this matter, in order to give response to their needs of accurate and complete information. In spite of that, results reveal that even now many augmentative communication systems and alternative and assistive technologies, both in hardware and software categories for communication are known as far as professionals are concerned. They also reveal that there is use of communication systems in technological support in the various contexts of life of the students, but the trend of this use decreases when the context departs from the special education units, where students benefit from working with specialist teachers and when technological sophistication level increases. Teachers are unanimous about the importance of using the technology associated with the augmentative and alternative communication, as facilitator of the process of socialization, autonomy and learning. They also consider that mobile devices with integrated communications systems make their users more independent and therefore the implementation of such systems in technological support is more effective. As conditioning factors that may influence this implementation, they primarily identify the knowledge and specific training of teachers specialized in the field of assistive technologies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43397
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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