Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43265
Título: | Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica |
Autor(es): | Miranda, Carla Patrícia Queirós |
Orientador(es): | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
Palavras-chave: | Formação profissional Desenvolvimento profissional Aprendizagem profissional Socialização profissional Identidade profissional Professional training Professional development Professional knowledge Professional socialization Professional identity |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o percurso realizado por mim durante
os anos finais da formação, a partir de uma narrativa descritiva e reflexiva das aprendizagens e
experiências que foram essenciais para a (des)construção da minha identidade enquanto futura
profissional da Educação Básica. De facto, considera-se que a construção de uma narrativa
permite mobilizar todo um manancial de saberes e competências adquiridos durante o percurso
formativo, que, depois de passados pelos fios da reflexão, lançam um novo olhar sobre a minha
Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Pré-escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico.
Utilizou-se como desenho metodológico deste estudo a (auto)biografia narrativa por
permitir a reconstrução das experiências formadoras inscritas na memória, ao mesmo tempo
que possibilita a reflexão sobre elas desde uma perspetiva mais pessoal e integrada. Por isso,
toda a narrativa está descrita na 1ª pessoa, como se da página de um diário se tratasse,
assumindo-se, assim, o presente trabalho como uma conversa de mim para mim mesma na
busca de significados e sentidos para este caminho.
A elaboração deste trabalho permitiu compreender a importância que a minha formação
profissional teve na construção da aprendizagem, do conhecimento, da socialização e da
identidade profissionais, no sentido de me tornar uma profissional reflexiva e autónoma nas
minhas práticas. The present investigation aims to think about the last years of the my professional training from a descriptive and reflective point of view. This narrative talks about the experiences that were essential for the (de)construction of my identity as a future teacher. The construction of a narrative allowed me to mobilize a wealth of knowledge and skills acquired during the training course, that gives me a new look about my Supervised Teaching Practice. In this study was used, as project methodology, an (auto)biographical narrative approach in allow to reconstruct the training experiences inscribed in my memory. At the same time this approach gives me the possibility to think about my formative path from a more personal and integrated perspective. Therefore, the entire narrative is described in 1st person, like the page of a diary, a conversation from me to myself, in search of meanings and senses to this path. This work made me understand the importance of my training in my professional development and in the construction of my professional knowledge and identity in order to become a more reflexive professional in my educational practices. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43265 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio Final.pdf | 45,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexos.zip | 12,24 MB | Unknown | Ver/Abrir |