Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43038
Título: | As TIC na educação infantil: contribuições do Facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola |
Outro(s) título(s): | ICT in early childhood education: Facebook's contributions to learning and to integrate family and school |
Autor(es): | Steyer, Silvana Castilhos |
Orientador(es): | Ramos, Altina Costa, Luciano Andreatta Carvalho da |
Palavras-chave: | TIC Educação infantil Interação família-escola ICT Childhood education Family-school interaction |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A revolução tecnológica a cada dia aumenta e transforma de forma significativa diversos setores
da sociedade: econômicos, culturais, sociais e educacionais. Os meios tecnológicos, através da
informática, se fazem presentes na sociedade moderna. As crianças pequenas não estão alheias a
esta gama de informações que são disponibilizadas pelas TIC. As tecnologias promovem
mudanças expressivas em toda a sociedade, e, consequentemente na educação, na qual devem
estar presentes, pois instituem novas formas de comunicação e estimulam as já existentes.
Neste contexto, esta pesquisa visa analisar o interesse educativo do uso das TIC na aprendizagem
da matemática na educação infantil, bem como elucidar as contribuições do grupo “Turminha
Legal” no Facebook, para ligar família-escola em torno dos conteúdos escolares.
A investigação realizada ancora-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de
caso. A observação, o diário de bordo, o projeto de intervenção e a entrevista foram as técnicas
utilizadas para a recolha de dados.
Os resultados obtidos pelo presente estudo corroboram a importância da inserção das tecnologias
no ambiente escolar, e, consequentemente na educação infantil. É necessário refletir que buscar a
informação em si, não é o bastante, é apenas uma parcela de todo um processo para o
desenvolvimento de habilidades e competências do indivíduo. Aos alunos, demanda à
necessidade de estabelecer relações entre as informações e produzir conhecimento, mediados
pelo professor.
A investigação aponta que as relações escola/família devem ser vistas numa perspectiva de
colaboração e parceria, pois quanto mais escola e família estarem unidas mais significativos serão
os resultados na aprendizagem e formação da criança. The technological revolution to increase each day and transforms significantly different sectors of society: economic, cultural, social and educational. The technological means are present in modern society through the computer. Young children are not alien to this range of information made available by ICTs. The technologies promote significant changes in the whole society, and consequently education, which must be present, for establishing new forms of communication and encourage existing ones. In this context, this research aims to analyze the educational interest of the use of ICT in mathematics learning in early childhood education as well as elucidate the contributions of "Turminha Legal" group on Facebook, to connect family-school around the school contents. The research is anchored in a qualitative aproach of a case study. The observation, the logbook, the intervention project and the interview were the techniques used for data collection. The obtained results in this study confirm the importance of integrating technology in the school environment, and consequently in early childhood education. It is important to think that to seek the information itself, it is not enough, it is only part of a whole process to develop skills and competences of individual. It demands to students the need to establish relationships between the information and to produce knowledge, mediated by the teacher. Research shows that the school / family relations should be seen in perspective collaboration and partnership, because the more school and family are united most significant are the results in learning and child training. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43038 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silvana Castilhos Steyer.pdf | 7,82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |