Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43029

TítuloA importância das atividades desportivas em escolas internacionais. Estudo de caso sobre a aquisição de valores e as motivações dos alunos
Outro(s) título(s)The importance of sports activities in international schools. Case study on values acquisition and motivations of students
L'importance des activités sportives dans internationale écoles. Étude de cas sur l’acquisition des valeurs et les motivations des élèves
Autor(es)Fernandes, Carma Natalina Pires Martins
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Petrica, João Manuel
Palavras-chaveEscolas internacionais
Currículos transversais
Atividades desportivas
Educação física
Valores
Motivações
International schools
Cross curricula
Sports activities
Physical education
Values
Motivations
Ecoles internationales
Programmes d'études transversaux
Activités sportives
Èducation physique
Les valeurs
Les motivations
Data1-Jul-2016
Resumo(s)Esta dissertação enquadra-se num contexto de alteração paradigmática ao nível do ensino e do modelo de educação, de passagem do paradigma cartesiano, ao qual se associa uma forma simplificada e/ou simplificadora de análise da realidade, para um paradigma assente na complexificação, no sentido que lhe atribui Morin. Esta alteração paradigmática preconiza, necessariamente, alterações na forma de organização curricular, ao perfilhar a assimilação simultânea da simplicidade e da complexidade na leitura do real, a substituição da rigidez da lógica clássica pela incorporação das noções complementares e antagónicas, por complemento do conhecimento da integração das partes ao todo com o reconhecimento do todo nas partes. Em linha com estas mudanças de paradigma, este trabalho aborda a problemática do currículo integrado, organizado por temas transdisciplinares, numa escola internacional. Dividido em dois estudos, esta dissertação apresenta como objetivo central no estudo I - perceber, justamente, quais os valores percecionados pelos alunos daquela escola no que respeita à prática da educação física e à prática da atividade desportiva extracurricular, e no estudo II – visa compreender quais as motivações que levam os jovens àquelas práticas (educação física e atividades desportivas). Considerando que os valores orientam a tomada de decisão e as escolhas dos indivíduos, e que a escola assume um papel fundamental na formação dos alunos, parte-se da teorização de Rokeach sobre os valores, e da de Schwartz sobre as motivações e sua aplicação em estudos transculturais, para concretizar o objetivo patente nesta investigação. Para tal, utiliza-se na análise empírica o questionário, Youth Sport Values Questionnaire (YSVQ-2), de Lee & Whitehead (2002), já amplamente testados na investigação empírica para analisar um conjunto de valores nas dimensões morais, de competência e de status, bem como o questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD), de Matos & Cruz (1997) para percecionar o conjunto de motivações para a prática desportiva.
This dissertation falls within the framework of a teaching and education model paradigm shift from a Cartesian paradigm, which is associated with a simplified and/or simplifying form of reality analysis, to a new paradigm focused on complexity, in the meaning assigned to it by Morin. This paradigm shift necessarily calls for changes in the form of curricular organization, by advocating a simultaneous assimilation of simplicity and complexity in reading reality, the replacement of the classical logic rigidity for the incorporation of complementary and antagonistic notions, in addition to the knowledge of the integration of the parts in the whole, altogether with the recognition of the whole in the parts. In line with this paradigm shift, this research addresses the issue of the integrated curriculum, organized by transdisciplinary themes, in an international school. Divided in two studies, this dissertation presents as the main purpose in study I – to understand precisely which values are perceived by the students of that school regarding the practice of physical education and extracurricular sporting activity, and in study II - to understand the motivations prompting young people to those practices (physical education and sporting activities). Whereas values guide decision making and choices of individuals, and school plays a key role in student training, the starting point to achieve the purpose embodied in this research is the theory of Rokeach on values, and Schwartz’s on motivations and its application in cross-cultural studies. To this end, the empirical analysis uses the questionnaire Youth Sport Values Questionnaire (YSVQ-2), of Lee & Whitehead (2002), already widely tested in empirical research to analyze a set of values in the moral dimensions, of competence and status, as well as the Motivation Questionnaire for Sporting Activities (MQSA), of Matos & Cruz (1997) to perceive the set of motivations for sports practice.
Cette dissertation s’intègre dans un contexte de changement de paradigme au niveau de l’enseignement et du modèle d'éducation, qui passe du paradigme cartésien, associé à une forme simplifiée de l'analyse de la réalité, à un paradigme qui se fonde sur la complexité, dans le sens que lui attribue Morin Ce changement de paradigme préconise, nécessairement des changements dans (la forme de) l'organisation des programmes scolaires, en regroupant l’assimilation simultanée de la simplicité et de la complexité à la lecture du réel, en substituant la rigidité de la logique classique par l’incorporation des notions complémentaires et antagonistes, par complément de la connaissance de l’intégration des parts en tout avec la reconnaissance de tout dans les parts. En accord avec ces changements de paradigme, ce travail aborde la problématique du curriculum vitae intégré, organisé en sujets transdisciplinaires, dans une école internationale. Divisée en deux études, cette dissertation présente comme objectif central dans l’étude I – comprendre précisément, quelles sont les valeurs perçues par les élèves de cette école en matière d'éducation physique et en ce qui concerne la pratique de l'activité sportive extrascolaire, et l'étude II - vise à comprendre les motivations qui poussent les jeunes à ces pratiques (éducation physique et des activités sportives). Considérant que les valeurs orientent la prise de décision et les choix des individus, et que l'école joue un rôle fondamental dans la formation des étudiants, on part de la théorie de Rokeach sur les valeurs, et de celle de Schwartz sur les motivations et son application dans les études interculturelles, pour atteindre l'objectif de cette recherche. Pour cela, on utilise dans l'analyse empirique deux questionnaires largement testés dans la recherche empirique pour analyser un ensemble de valeurs dans les dimensions morales de la compétence et de statut, ainsi que le questionnaire portant sur la motivation pour la pratique sportive.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Física, Lazer e Recreação).
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43029
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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