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TítuloO processo de internacionalização do Grupo Simoldes: os desafios da divisão de plásticos
Outro(s) título(s)The internationalization process of Simoldes Group: the challenges of the plastics division
Autor(es)Luzes, Ana Rita Barreira
Orientador(es)Sousa, Jorge Alves Pereira Cerdeira
Palavras-chaveProcesso de internacionalização
Seleção de mercados
Modos de entrada
Barreiras à internacionalização
Internationalization process
Markets’ selection
Entry modes
Barriers to internationalization
Data2016
Resumo(s)O presente relatório aborda a temática da internacionalização de empresas e as principais questões a esta associadas. O relatório tem como base um estágio curricular, com duração de seis meses, realizado no departamento de controlling da Divisão de Plásticos do Grupo Simoldes. A Divisão de Plásticos, constituída por onze empresas, das quais oito estão localizadas no estrangeiro, produz peças plásticas predominantemente injetadas para os principais construtores automobilísticos. Este documento procura estabelecer ligações entre os conhecimentos teóricos adquiridos no primeiro ano do Mestrado em Negócios Internacionais e a realidade internacional das empresas do Grupo Simoldes – Divisão de Plásticos. No que concerne à teoria, abordam-se temas essenciais às operações internacionais como a seleção de mercados alvo, os modos de entrada e as barreiras inerentes ao processo de expansão internacional. Atendendo à dimensão do grupo e das empresas que o constituem, é dada especial atenção à teoria existente no âmbito das Empresas Multinacionais. Por outro lado, o relatório engloba também as tarefas realizadas durante o estágio e os conhecimentos adquiridos, centrando-se em dois momentos diferentes do processo de internacionalização: a seleção de novos mercados e o acompanhamento e gestão das operações internacionais depois da fase de introdução das empresas nos mercados.
The present report addresses the issue of firm’s internationalization and the main questions related to this. The report is based on an internship, lasting six months, held in the controlling department of the Plastics Division of Simoldes Group. The Plastics Division, constituted by eleven companies, eight of which are located abroad, produces plastic parts predominantly injected to the major automobile manufacturers. This document seeks to establish links between the theoretical knowledge acquired in the first year of the Master in International Business and the international reality of the Simoldes Group – Plastics Division. Regarding the theory, the report addresses the key issues to international operations such as the selection of target markets, entry modes and the barriers inherent to the process of international expansion. Given the size of the group and of the companies that constitute it, it is given special attention to the existing theory concerning the Multinational Enterprises. On the other hand, this report also includes the tasks carried out during the internship and the knowledge acquired, focusing on two different moments in the internationalization process: the selection of new markets and the monitoring and management of international operations after the firms’ introduction in the markets.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42893
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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Ana Rita Barreira Luzes.pdf
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