Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42706

TítuloDefinição dos principais serviços de informação de um e-Marketplace de Propriedade Intelectual: e-Marketplace para comercialização de propriedade intelectual
Autor(es)Mogollon, José Francisco de Oliveira
Orientador(es)Ramos, Isabel
Data7-Dez-2016
Resumo(s)Uma forma das empresas alcançarem a diferenciação e obter vantagens competitivas sobre as empresas concorrentes é através da investigação e do desenvolvimento de novas soluções, sejam produtos ou serviços. No âmbito da inovação, de distinguir dois tipos, a inovação aberta e a inovação fechada. O presente trabalho possui âmbito em inovação aberta sendo estudados conceitos como o Crowdsourcing Innovation (CI) e os e-marketplaces de propriedade intelectual (EMPI). Ambos os modelos são assentes em plataformas on-line geridas por organizações intermediárias que proporcionam a transação de propriedade intelectual (PI) entre as organizações cliente, ou como no caso do CI, entre indivíduos especialistas e empresas. A maior diferença entre os dois modelos de inovação aberta encontra-se relacionado com os processos de obtenção de PI. No modelo de CI, a propriedade intelectual não existe inicialmente, é obtida através de uma comunidade, de uma crowd, a qual é interpelada para resolver desafios de inovação. No modelo puro de EMPI, a PI encontra-se geralmente protegida por direitos de propriedade intelectual, seja por patentes, direitos de autor ou marcas registadas. As plataformas atuam essencialmente como um mercado eletrónico de PI. Incitam e promovem a inovação das organizações pela comercialização de PI geralmente através de serviços de compra e venda de PI. Existem diversas diferenças entre as organizações intermediárias de CI e de EMPI, nomeadamente na forma como operam e área de atuação o que acaba por criar ambiguidade nos serviços disponibilizados e dificultar o reconhecimento de serviços padrão bem estabelecidos no mercado. Tendo em conta esta preocupação, procurou-se identificar os principais serviços de informação das organizações intermediárias de conhecimento com base numa arquitetura reconhecida, o SOA (service oriented architecture). Neste sentido, deu-se enfase à identificação e modelação dos principais serviços de informação segundo os princípios conceptuais da arquitetura SOA, os princípios de orientação ao serviço, utilizando como recurso a metodologia de implementação de projetos SOA da IBM, o RUP SOMA.
One way that Enterprises achieve differentiation and obtain competitive advantages over competitors is through the research and development of new solutions, whether by products or services. Within innovation, to distinguish two types, open and closed innovation. The present work has scope in open innovation, being studied concepts such as the Crowdsourcing Innovation (CI) and the intellectual property e-marketplaces (IPEM). Both models are based on online platforms managed by intermediary organizations that provide intellectual property (IP) transactions among client enterprises, or as in the case of CI, between experts and enterprises. The biggest difference between the two open innovation models is related with the process to obtain intellectual property. At the CI model, the intellectual property does not exist initially, it´s obtained through a community, of a crowd, which is defied to solve innovation challenges. In the IPEM pure model, the intellectual property is usually protected by intellectual property rights, whether by patents, copyrights or trademarks. The platforms act essentially as an IP electronic marketplace, encourage and promote innovation of organizations through IP commercialization generally trough purchase and sales services. There are several differences between intermediary organizations of CI and IPEM, particularly on the way they function and their field of operation which ultimately create ambiguity in the services provided and hinder the recognition of standard services well established in the market. Given this concern, we sought to identify the main information services of intermediary knowledge organizations based on a recognized architecture, the SOA (service oriented architecture). In this sense, there was emphasis on the identification and modeling of the main information services according to the conceptual principles of SOA, the principles of service orientation using as resource the IBM SOA project implementation methodology, the RUP SOMA.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42706
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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