Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42626

TítuloTransição de Portugal para uma sociedade em rede: estudo das desigualdades de acesso à informação, 1997-2012
Outro(s) título(s)Portugal transition to a networked society: a study of inequalities of access to information, 1997-2012
Autor(es)Cruz, João Manuel das Neves Moreira Cardoso da
Palavras-chaveFosso digital
Sociedade da Informação
Tecnologias da informação
Internet
Digital divide
Information society
Information
Technologies
Data18-Dez-2015
Resumo(s)Neste estudo realizado a partir da análise das estatísticas nacionais e internacionais das tecnologias da informação, o autor analisa a transição de Portugal para uma Sociedade em Rede, concluindo que Portugal se encontra num quadro de uma sociedade desinformada, marcada por níveis de exclusão informacional, mas essencialmente por populações com poucos recursos educacionais: 5,23% de analfabetos e 30% de indivíduos com apenas o 1º ciclo de escolaridade. No entanto, as desigualdades de acesso à informação estão a diminuir por forma diferencial. Identificam-se duas fases: a primeira entre 1997 e 2002 em que em Portugal se acentuaram as desigualdades; e uma segunda posterior a 2002, em que diminuíram as desigualdades em todas as suas dimensões. A metodologia recorreu à constituição de índices DIDIX, utilizada na medição e comparabilidade de estatísticas relativas ao fosso digital (digital divide). O estudo concluiu que o número de mulheres utilizadoras de Internet é de apenas - 6,6% em relação à população total, seguida pelos jovens que acabaram os seus estudos formais à idade igual ou inferior a 15 anos – 30,2% e pelos indivíduos com mais de 55 anos (-57,7%). O estudo analisa ainda as diversas dimensões relativos às desigualdades no acesso à informação (idade, género, educação, geografia), bem como a sua quantificação a partir de dados nacionais e internacionais, permitindo tirar as seguintes conclusões principais: a) Aumento das taxas de crescimento de utilização de Internet, desde 2002 por todos os utilizadores, mas particularmente entre as mulheres em termos absolutos (x 3,8); b) Percentagem de utilizadores com mais de 55 anos foi a que mais cresceu, em termos relativos (mais do que octuplicou relativamente a 2002)
In this study carried out by the analysis of national and international statistics of information technology, the author analyzes the transition from Portugal for a Networked Society, concluding that Portugal is a context marked by an uninformed society, a society characterized by levels of exclusion informational, but mainly by people with few educational resources: 5.23% illiterate and 30% of individuals with only the 1st cycle of schooling. However, inequalities in access to information are decreasing, but the differential form. They identify two phases: the first between 1997 and 2002 when in Portugal have widened inequalities; and a second later to 2002, with decreases in inequality in all its dimensions. The methodology appealed to the constitution of DIDIX indices used in the measurement and comparability of statistics relating to the digital divide (digital divide). The study concluded that the number of women users of computer / Internet is only - 6.6% compared to the total population, followed by young people who ended their formal age not exceeding 15 years studies – 30.2% and by individuals over 55 years (- 57,7%). The study also examines the various dimensions related to unequal access to information (age, gender, education, geography) and its quantification from national and international data, allowing you to take the following key findings: a) Increased growth rates of use of computer / Internet since 2002 for all users, but in particular between women (x 3.8); b) Number of users over 55 years has been the fastest growing (more than octuplicated over 2002).
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Comunicação - Especialidade em Sociologia da Comunicação e da Informação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42626
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses

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