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dc.contributor.advisorCruz, José Fernando A.por
dc.contributor.authorSofia, Rui Manuel Costapor
dc.date.accessioned2016-09-13T13:33:35Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/42594-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia das Organizações e Desporto)por
dc.description.abstractSelf-control has been described as one of the most important structures of personality. Recently, studies have started to show its importance in the regulation of anxiety in sport competition, as well as in the processes of stress and coping. Considering these findings, and taking the advantages of the sport context as a natural laboratory, this study intended to explore the role of self-control on athletes’ experience of anxiety, cognitive appraisals, coping and motivation. A sample of 197 (Mage = 22.10) athletes from different team sports completed the following measures translated and adapted to Portuguese: Brief Self-control; Sport Anxiety Scale-2; Cognitive Appraisal Scale in Sport Competition – Threat and Challenge Appraisals; Brief COPE; Behavioral Inhibition System/Behavioral Activation System Scales. Overall, results revealed that individuals with higher levels of trait self-control tended to show lower levels of competitive anxiety, perceived the competition as less threatening, and used less maladaptative coping strategies. Avoidance partially mediated the relation between selfcontrol and anxiety, suggesting that individuals higher in self-control were less likely to use avoidance strategies, and thus experience less anxiety. These findings provide important implications for future studies, as well as for psychological interventions tackling the demeaning effects of anxiety in sports.por
dc.description.abstractO autocontrolo tem sido descrito como uma das estruturas mais importantes da personalidade. Recentemente, os estudos têm demonstrado a sua importância na regulação da ansiedade no desporto, bem como nos processos de stress e coping. Considerando estes estudos e as vantagens do contexto esportivo como um laboratório natural, este estudo pretendeu explorar o papel da autocontrolo na experiência de ansiedade, avaliações cognitivas, coping e motivação dos atletas. Assim, 197 atletas (Midade = 22.10) de diferentes modalidades coletivas completaram as seguintes medidas traduzidas e adaptadas para Português: Escala Breve de Autocontrolo; Escala de Ansiedade no Desporto-2; Escala de Avaliação Cognitiva da Competição Desportiva – Percepção de Ameaça e Desafio; Brief COPE; Escala de Inibição Comportamental/ Escala de Ativação Comportamental. Os resultados revelaram que indivíduos com maiores níveis de em autocontrolo c tendem a apresentar níveis mais baixos de ansiedade competitiva, percebem a competição como menos ameaçadora, e usam menos estratégias de coping desadaptativas. O evitamento mediou parcialmente relação entre autocontrolo e ansiedade, sugerindo que indivíduos com níveis mais elevados de autocontrolo usam menos estratégias de evitamento, e experienciam menos ansiedade. Estes resultados proporcionam importantes implicações para estudos futuros, e para intervenções psicológicas para “combater” os efeitos negativos de ansiedade no desporto.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectSelf-controlpor
dc.subjectAnxietypor
dc.subjectCognitive appraisals and copingpor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectSport competitionpor
dc.subjectAutocontrolopor
dc.subjectAnsiedadepor
dc.subjectAvaliação cognitiva e copingpor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectCompetição desportivapor
dc.titleThe role of self-control in competitive anxiety: a study of cognitive, coping and motivational processespor
dc.title.alternativeO papel da autocontrolo na ansiedade competitiva: o estudo dos processos cognitivos, de coping e motivacionaispor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201213214por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
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